Itu está entre as novas cidades autorizadas pela Anatel a ter 5G
O município de Itu está entre as 78 cidades brasileiras de médio porte (até 500 mil habitantes) autorizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a fornecer a tecnologia 5G, na faixa 3,5 GHz. A decisão passou a valer na última quarta-feira (25).
A partir de agora, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G na faixa em Itu e mais 77 cidades, incluindo Indaiatuba. Até o momento, 140 municípios já foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. Com isso 38,5% da população já tem potencial para ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Com o 5G, os usuários poderão ter um aumento na velocidade das transmissões, a maior capacidade das antenas, onde os downloads ocorreram em questão de segundos. O prazo da instalação efetiva desta tecnologia depende da operadora que implantará o serviço.
Segundo informações da Prefeitura, esse avanço só foi possível, pois o governo municipal ituano, foi um dos primeiros do país a adequar sua legislação para facilitar a chegada desta tecnologia. Desta maneira, Itu se destaca entre as 45 cidades do estado de São Paulo preparadas para fornecer o serviço. Com informações da Anatel