Itu recebe Encontro “Mulheres na Pesca”

Sávia (centro) idealizou grupo em 2013. Projeto só faz crescer (Foto: Arquivo pessoal)

Neste sábado (09), será realizado no Parque Maeda o 4º Encontro “Mulheres na Pesca”, evento exclusivo para o público feminino, já teve encerradas as suas inscrições. O grupo existe desde o ano de 2013 e foi idealizado por Sávia Neres, que comenta a respeito da iniciativa. “O objetivo do projeto é incentivar cada vez mais mulheres para a pesca esportiva, atraindo de veteranas a iniciantes, de varias idades e regiões”.

Questionada sobre o que lhe representa a pescaria, Sávia diz que ela a “renova, é única  e prazerosa, faz você sentir, pensar e refletir”. Além disso, a idealizadora do grupo explica que o projeto vem trazendo inúmeros benefícios para suas integrantes.

“Movimentar mulheres de varias regiões sabemos que não é fácil, mas os eventos de pesca ajudam muito nesse momento de crises em nosso país. Aqui são mães, profissionais, solteiras e crianças. Mulheres que precisam de afeto, de amigas e nos proporcionamos isso. A pesca tem o poder da cura, além do lazer que as tiram da rotina”, destaca Sávia.

“É importante mostrar o poder feminino na pesca esportiva, e assim agregamos valores”, acrescenta a idealizadora, que explica como o grupo surgiu. “Aos meus 18 anos, tive a oportunidade de ir morar em Cachoeira Alta, interior de Goiás. Lá é comum a pescaria entre amigos e familiares, principalmente nos finais de semanas. Depois de um tempo comecei indo pescar com minha família e amigos, daí tive loja no ramo e fui cada vez mais me aprofundando no assunto. Já pesco há mais ou menos 10 anos. Desde que conheci a pesca não parei mais”, conta.

“Em 2013, após observar os produtos da loja e a clientela, senti falta de algo que chamasse atenção das mulheres para pesca, e então criei o Projeto Mulheres na Pesca no Facebook, que de início seria apenas para postar fotos de produtos que tivesse um estilo feminino, tipo cores e detalhes”, prossegue. “Vendo que estava conseguindo chamar atenção de mulheres, comecei então a postar fotos de pescadoras e daí consegui ter um publico feminino bem legal na página.

Depois de tudo isso, resolvi criar o grupo no WhatsApp e depois o perfil no Instagram, indo tudo bem e as mulheres gostando cada vez mais. Em 28 de janeiro de 2018 resolvemos fazer o 1° encontro [que aconteceu em Itu]”, recorda. Sávia explica ainda como funciona o encontro. “Não é disputa, pois a finalidade do mesmo é atrair o público feminino por igual, quem já sabe e quem quer aprender, além de fazer amizades e combinar futuras pescarias”.

Maria Izilda destaca que não há idade para fazer o que se ama (Foto: Arquivo pessoal)

Moradora da cidade de Campinas, a aposentada Maria Izilda Clobochar Pereira, de 63 anos, é uma das mulheres que tem presença confirmada para o encontro em Itu. Ao JP, faz questão de dizer que fazer o que se gosta não tem idade. “Eu amo pescar porque quando estou na beira do rio ou do lago estou em contato com a natureza, me sinto livre me sinto em paz faço amizades com outros pescadores”, conta. 

“Sempre aprendendo novas técnicas de pesca e isso é muito legal. Muitas mulheres dizem ter vergonha de ir pescar, eu digo: ‘não tenha vergonha’. Peguem suas varas de pesca e vamos pescar!”, convida a animada pescadora. Interessadas em conhecer e fazer parte do grupo podem acessar: www.facebook.com/MulheresnaPescaoficial.