Itu volta a ter um caso suspeito do novo coronavírus; dois já foram descartados

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/2019 (Foto: Reprodução)

A cidade de Itu voltou a contar com um caso suspeito de infecção com o novo coronavírus (Covid-19), de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde divulgadas ao JP nesta segunda-feira (09). Outros dois foram descartados após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz. Os casos descartados foram de duas mulheres, uma de 55 e outra de 73 anos; o caso em investigação é de um homem de 26 anos.

Todos têm histórico de viagem para a Europa. Não há relação de parentesco entre os casos. Ainda de acordo com a pasta, os três apresentaram sintomas leves e foram mantidos em isolamento domiciliar – o que tem sido a recomendação dos principais órgãos de saúde.

Segundo a Prefeitura, todos os casos suspeitos são comunicados à Secretaria de Estado de Saúde e a classificação dos mesmos se dá somente após o resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz. O número de casos confirmados de Covid-19 no país ficou estável em 25. O boletim foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda, em Brasília.

São Paulo segue liderando, com 16 casos. Além dos episódios no estado, foram identificados três no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um no Distrito Federal, um no Espírito Santo, um em Alagoas, e um em Minas Gerais.

Ao todo, são 930 casos suspeitos em todo o Brasil. São Paulo também está na frente (322), seguido de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (122), Rio Grande do Sul (112) e Bahia (46). No recorte por região, o Sudeste concentra o maior número de pacientes com suspeitas (567), seguido do Sul (188) e Nordeste (96).

Os casos em todo o mundo passaram dos 105 mil, espalhados por 101 países. Eles provocaram 3,5 mil mortes, o que resulta em uma taxa de letalidade de 3,4%. A China é responsável por 89,5 mil casos, com 3,1 mil óbitos. Já a Europa totalizou até o momento 9,5 mil pessoas infectadas. (Com informações da Agência Brasil)

Palestra em Itu
A Prefeitura de Itu irá realizar uma palestra sobre coronavírus e outras doenças respiratórias, comandada pela Dra. Marina Campelo Jabur. O evento ocorrerá dia 19 (quinta-feira), às 19h30, no auditório do Paço Municipal (Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro). A palestra é aberta ao público, gratuita e não necessita de inscrição.

Um comentário em “Itu volta a ter um caso suspeito do novo coronavírus; dois já foram descartados

  • 18/03/2020 em 14:05
    Permalink

    Melhor gravar um video deste evento e por nas redes sociais …. chamar o publico … para uam reuniao ??? É serio isso !!

Os comentários estão desativados.