Ituana é aprovada em quatro universidades após fazer curso preparatório para o ENEM

Rebeca em frente ao Instituto de Física Gleb Wataghin, na Unicamp/ Foto – Arquivo Pessoal

A estudante Rebeca Maria Nunes, de 17 anos, foi aprovada nos vestibulares da USP, Unicamp, Unesp e foi primeiro lugar na sua modalidade na UFSCar pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para o curso de Física, após fazer curso preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) com o vereador Rodrigo Macruz.

Rebeca contou à reportagem do “Periscópio” que fez o curso no segundo semestre de 2017 e escolheu a Unicamp para cursar Física. “Escolhi a Unicamp por diversos motivos. Um deles foi a proximidade de casa, já que não seria necessário me mudar. Mas outros fatores me influenciaram, como as possibilidades de saída do meu curso para a física médica, classificação do curso, a estrutura do campus e as oportunidades que a universidade me oferece”, conta ela, acrescentando que a “sensação foi impossível de descrever” após ver as aprovações.

“Eu não conseguia acreditar, várias vezes pensei que tinha havido algum engano, aquilo não parecia real. Foi um sonho realizado. É simplesmente incrível poder escolher a universidade que você quer entre as melhores do país. Agora, pretendo acabar minha graduação, fazer mestrado e doutorado e seguir na carreira acadêmica. Espero poder aproveitar a infinidade de oportunidades que a Unicamp me oferece”, enfatiza Rebeca, que foi estudante de escola pública durante a vida e fez o curso preparatório para o ENEM junto com o terceiro ano do ensino médio, o qual concluiu na escola estadual “Rogério Lázaro Toccheton”.

Ela conta que está “se adaptando ao novo ritmo de estudos”. “É totalmente diferente do ensino médio. Professores estrangeiros, ter que correr atrás da matéria sozinha, responsabilidades que antes eu não tinha… São muitas coisas que assustam um pouco num primeiro momento, mas estão me fazendo amadurecer em muitos aspectos. Está sendo uma experiência incrível”, finaliza.