Ituano perde para o América-MG e diz adeus na Copinha

Zé Carlos marcou seu 4º gol na Copa São Paulo, mas o Galinho acabou eliminado (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)

Em um belo jogo em São Carlos na noite desta terça-feira (16), o Ituano acabou sendo derrotado pelo América por 1×2 e foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior nas oitavas de final. O primeiro tempo foi de muito estudo e poucas emoções.

O América teve mais posse de bola e domínio de jogo, mas a rigor, nenhuma grande oportunidade de abertura de placar. O Ituano encontrou dificuldades e não conseguiu impor seu futebol, encontrando dificuldades. Já o América procurou o ataque, e foi incompetente.

A partir dos 35 minutos, o Ituano melhorou, cresceu, equilibrou e passou a começar mostrar seu futebol. Desta forma, o 0x0 acabou sendo um resultado justo, embora o jogo tivesse sido bem movimentado. Na segunda etapa, o Ituano começou mais em cima do adversário, mas o jogo seguiu com as equipes sem chegar efetivamente ao gol adversário.

Aos 20 minutos, porém, Sanches, o equatoriano, balançou a rede após um bate-rebate na área do Ituano. América 1×0. O América voltava a ser o algoz do Ituano. O gol desestabilizou o Ituano, que passou a procurar o ataque, sem jogadas mais elaboradas, o que facilitou a defensiva do time mineiro.

Em um contragolpe aos 26 minutos, o América chegou ao segundo gol com Igor Gabriel, praticamente liquidando a fatura para o time americano que fez 2×0. Mas na marca dos 29 minutos, em mais uma bola parada, Clemente levantou na área para Zé Carlos, que de cabeça encobriu o goleiro, diminuindo o marcador e incendiando o jogo.

A partir disso, o jogo passou a ser absolutamente aberto e emocionante, com o Ituano buscando o ataque, enquanto o América não sabia se segurava a vitória ou partia para liquidar de vez. A partir disso, a torcida em São Carlos, passou a torcer abertamente para o Ituano, o que incentivou ainda mais a garotada. Por seu lado, Vitor Henrique o goleiro do Ituano apareceu fazendo a diferença para o Galinho.

Com o passar do tempo, o América fechou-se totalmente e o Ituano cresceu e foi para o chamado tudo ou nada, deixando o jogo eletrizante. Com 6 minutos de acréscimos, o jogo ficou emocionante e o Ituano teve boas chances de chegar ao empate, mas o árbitro acabou encerrando o jogo aos 50 minutos, quando o jogo teria 51.

Final de partida e América 2×1, com o Ituano eliminado nas oitavas de final. Isso, entretanto, não apaga a grande campanha do Galinho na Copinha e, principalmente, a revelação de jogadores que – anotem – poderão vir a ser grandes nomes no futebol paulista, nacional e internacional.