Ituanos participam da Comic Con Experience em São Paulo

Considerado o maior evento de cultura pop do mundo, a Comic Con Experience iniciou na quinta-feira (30/11) a edição 2023, que celebra os dez anos de existência. Realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, a CCXP reúne milhares de fãs de quadrinhos, filmes e jogos eletrônicos, entre outros produtos do universo geek. E, entre esse mundaréu de gente, muitos ituanos estarão presentes, seja trabalhando ou se divertindo.

O desenhista Pedro Mauro, residente em Itu, participa mais uma vez da CCXP com uma mesa no Artists’ Valley, que é considerado o coração do evento. Um espaço para que quadrinistas independentes apresentem seus trabalhos e para que artistas que atuam nas grandes editoras possam interagir com seu público. Pedro está na mesa A21-22, onde lançou seu calendário Western 2024 e o volume 2 de seu artbook.

Recentemente, o artista que participou da FLIC (Festa Literária e Cultural de Itu) debutou na na arte do famoso personagem Tex, publicando uma história lançada na revista do ranger na Itália. Pedro também se prepara para novos projetos, como a continuação de “O Procurador”, lançado pela editora brasileira Pipoca & Nanquim. Na CCXP, o artista também está com outros itens autorais, além de prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais.

Jean Jefferson na CCXP de 2019, ao lado do artista nacional Shiko (Foto: Arquivo pessoal)

Quem também vai participar da CCXP, mas agora trabalhando, é o gerente de marketing Jean Jeferson da Silva. Ele já foi em seis edições do evento, mas agora participa como parte da equipe da Comix Zone, eleita a “editora do ano” pelo Troféu HQ Mix, considerado o “Oscar dos quadrinhos”. “Estou empolgado e ansioso por estar do outro lado nesta edição, atuando como expositor no evento. Trabalhei intensamente com a equipe da editora Comix Zone para proporcionar aos visitantes uma experiência marcante e divertida, algo que sempre busquei nas edições que participei”, conta ele. 

“Teremos a presença de artistas internacionais como Léa Murawiec e Enrique Alcatena, além de grandes artistas nacionais, como Danilo Beyruth e Lourenço Mutarelli. Nosso estande, o número 39 no Magic Market, contará com produtos exclusivos e uma ampla variedade de títulos de quadrinhos com desconto progressivo. Quem der uma passada por lá não vai se arrepender”, comenta Jean, que aproveita para dar uma sugestão para quem ainda vai ao evento neste fim de semana.

“Minha sugestão para os participantes do evento é explorar o Artists’ Valley, uma área dedicada a uma variedade incrível de artistas e quadrinistas talentosos, com estilos que atendem a todos os gostos. Este ano, o espaço promete ser ainda maior, com a confirmação de vários nomes de peso que estou ansioso para conhecer pessoalmente. É uma oportunidade única de se envolver com a diversidade artística e descobrir novos talentos”, destaca.

Celso e a esposa são fãs do evento e vão participar dos quatro dias novamente (Foto: Arquivo pessoal)

Diversão

Tem quem vá ao evento apenas para se divertir e conferir as principais novidades do mercado, lançamentos e painéis com as estrelas que estarão participando – neste ano, a CCXP confirmou a presença de nomes como Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth, Jason Momoa, Jodi Foster, Zendaya e muitos outros.

O agente de comunicação Celso Bueno Cordeiro é um desses fãs da CCXP. Participou de sete edições, só não foi nas duas primeiras. “A mais marcante talvez tenha sido a primeira que fui, mas todas as edições têm algo memorável, como atores presentes ou prévias e pré-estreias de filmes”, comenta, que é fanático por cinema e quadrinhos. “A CCXP é um conjunto bem completo desses temas”.

Celso conta que a CCXP já se tornou uma viagem anual para ele e sua esposa. “Ela também curte muito esse universo. Vamos todos os anos, os quatro dias”, destaca, que está com a expectativa alta para este ano. “Alguns dos anúncios nas últimas semanas me deixaram bem empolgado. Espero entrar nos painéis principais todos os dias, porque o que mais gosto no evento são as entrevistas”, finaliza.