Ituanos vão às agências da Caixa Econômica Federal para tirar dúvidas sobre saque do FGTS

Daniel Nápoli

 

No último sábado (18), a Caixa Econômica Federal abriu as portas de suas agências para tirar dúvidas de clientes e ajudar quem queria consultar o saldo do fundo de garantia (FGTS). Em todo o Brasil, estima-se que 30 milhões de pessoas vão poder realizar saques de contas inativas do FGTS.

Logo nas primeiras horas da manhã, centenas de pessoas formavam filas nas três agências da cidade de Itu, aguardando o início das atividades de plantão da Caixa.

Para a auxiliar de limpeza Maria Aparecida Valério da Silva, de 59 anos, a medida será um reconhecimento por seu esforço. “Nós trabalhamos para isso e muitas vezes com problemas de saúde. Esse dinheiro é mais do que merecido e será muito bem-vindo. Além disso, foi muito bom a Caixa ter aberto hoje (sábado), pois muitos de nós, trabalhadores, não podemos sair do trabalho de segunda a sexta e enfrentar filas”.

Uma oportunidade em meio a crise. Foi assim que o autônomo José Leonardo da Silva, de 62 anos, enfrentou a longa fila na manhã de sábado, na agência da Caixa situada na Rua Sete de Setembro. “É um direito nosso esse saque. É a chance para que os desempregados ou os que trabalham, mas que tenham dívidas, possam correr atrás e dar uma ‘respirada’ em meio à grave crise econômica que está mexendo com o país inteiro”.

A vendedora Tainá Nunes se dirigiu antes das 9h para a fila, com o objetivo de sanar dúvidas e a esperança de um dinheiro extra. “Vamos ver se tem algo para receber. Espero que tenha, pois vou precisar bastante. Será muito bem-vindo”.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os saques começarão a ser liberados no dia 10 de março, para quem nasceu em janeiro ou fevereiro; 10 de abril para os nascidos em março, abril e maio; 12 de maio para quem aniversaria nos meses de junho, julho ou agosto; 16 de junho para quem nasceu em setembro, outubro ou novembro e à partir de 14 de julho, para quem faz aniversário no mês de dezembro. Lembrando que o prazo final para recebimento para todas as pessoas, independente da data de nascimento, é até o dia 31 de julho.

A Caixa fará ainda novos plantões aos sábados, em quatro oportunidades, nos dias 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

 

Foto – Daniel Nápoli