Jornalismo CEUNSP conclui seu primeiro ano com mais de 50 matérias produzidas

O primeiro ano do Projeto Jornalismo CEUNSP foi um sucesso. A parceria realizada entre o curso de Jornalismo do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio e o Jornal Periscópio rendeu grandes reportagens para o veículo de comunicação do município e trouxe uma oportunidade única aos estudantes, que tiveram contato com a realidade da produção jornalística.

Entre os meses de maio, quando se iniciou o projeto, e novembro, foram produzidas mais de 50 matérias para o jornal, com mais de 80 fontes consultadas. O projeto contou com a participação de 12 alunos do curso de Jornalismo. Durante o recesso universitário o projeto para, e será retomando em fevereiro de 2023 com novos integrantes, quando os alunos retornarem para as aulas.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, Henrique Pereira, o jornalismo profissional é aquele, de ordem democrática, exercido por veículos que apuram, investigam e criticam e este objetivo foi alcançado com o projeto. “Ao longo deste ano, a parceria com o Periscópio proporcionou aos nossos estudantes uma vivência ímpar: dos desafios da apuração ao resultado da publicação, a experiência didática da aprendizagem do jornalismo foi colocada em prática. Tensionamos a teoria com o exercício profissional e obtivemos, como principal resultado, uma inserção mais próxima na sociedade. E este é o nosso maior propósito: lançar luz e pautar aquilo que é do interesse social”, afirma o coordenador.

Para André Roedel, chefe de redação do JP, a parceria trouxe pluralidade para o veículo. “A parceria entre o Periscópio e o CEUNSP tem sido de suma importância para a realização de um jornalismo plural e participativo, premissa básica do jornal desde seus primórdios, quando era idealizado por, em sua maioria, estudantes. Em menos de seis meses, o projeto já deu frutos e vem revelando bons e dedicados futuros profissionais. Espero que essa parceria continue e continue dando bons resultados”, diz.

Para a estudante Letícia Petrelli, participar do Jornalismo CEUNSP trouxe uma experiência muito real da vida profissional. “Acredito que tenha sido uma oportunidade incrível para colocar em prática tudo aquilo que aprendemos nas aulas. Sinto que após esses meses de projeto consigo desempenhar melhor a escrita e os processos de construção de uma matéria jornalística”, afirma.

 O estudante Felipe Sinhá acredita que fazer parte de algo que traz a prática do que se aprende na faculdade é essencial. “Este projeto proporciona experiência, te obriga ir atrás das informações, fontes, entrevistas. A experiência que estou tendo com este trabalho acrescentou muito na minha vida profissional e acadêmica”, conclui.