Jovem estudante de Itu é medalha de ouro em Olimpíada de Astronomia

A jovem Lauanda Dias Ribeiro (Foto: Arquivo pessoal)

A jovem Lauanda Dias Ribeiro tem motivos de sobra para comemorar. Ela é aluna da Escola Estadual “Anthenor Fruet”, no Cidade Nova, e conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, uma conquista inédita para a cidade de Itu. Participaram da competição um total de 900 mil alunos de todo o Brasil, o que configurou um recorde de participações.

A escola e a aluna agradecem o apoio do vereador Luisinho Silveira (MDB), que além de presentear os alunos com camisetas, ainda fez uma homenagem à Lauanda e aos alunos da escola na Câmara Municipal. O professor é Rodrigo Paulino, que dá aula de Geografia, a coordenadora é Elaine Cristina Sales Martins e a diretora da escola é Cristiane Aparecida Ferreira.

Em contato com Rodrigo, o Periscópio apurou que a olimpíada ocorreu em 23 de julho último e que ele sempre procura levar seus alunos a esse tipo de competição. “Em 2020 consegui o bronze com meus alunos da escola ‘Rosa Maria Madeira Marques Freire’. Agora o diretor do ‘Anthenor Fruet’, Renato dos Santos, me convidou e disse que conseguiríamos o ouro. Ele estava certo!”, diz.

Rodrigo, entretanto, lamenta o fato de Renato não poder desfrutar a conquista, uma vez que faleceu recentemente, vítima de Covid, abalando toda a escola e a comunidade. “Por isso a conquista é oferecida a ele”, ressalta.

Luanda e mais uma equipe de alunos da escola participaram dessa olimpíada e de outras competições. “O ouro foi uma surpresa, pois acreditávamos que seria uma [medalha] de prata. Assim que saiu o resultado oficial, veio a surpresa”, comemora o professor.

Por seu lado, Lauanda disse que “eu fiquei muito nervosa, mas quando saiu a nota – 8,20 – isso superou todas as minhas expectativas. Esperávamos prata e quando foi confirmado o ouro, eu ‘surtei de alegria’. Foi muito gratificante”, festejou.

A jovem de 15 anos diz que “vou continuar estudando, mais e mais e lutar para ganhar o máximo que eu conseguir. Já estou esperando a OBG – Olimpíada Brasileira de Geografia, estou estudando muito para isso e espero novas conquistas”, afirmou timidamente, mas com grande consciência de seu potencial.