JP já viu: “Os Fabelmans” mostra a força do cinema em provocar emoções

Gabriel LaBelle vive personagem inspirado no jovem Spielberg (Foto: Divulgação)

The Fabelmans, Drama/Biografia, 2022 | Direção: Steven Spielberg | Duração: 2h31 | Classificação indicativa: 14 anos | Estreia nesta quinta-feira

Um filme sobre o poder dos filmes. “Os Fabelmans”, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (12), é uma quase autobiografia de um dos maiores cineastas de todos os tempos, Steven Spielberg – responsável por obras memoráveis como “ET – O Extraterrestre” e “A Lista de Schindler”. E o que poderia se tornar um excesso narcisista vira um grande tributo ao cinema e à arte de se contar histórias.

O longa-metragem acompanha o jovem Sammy (Gabriel LaBelle), que logo quando criança se encanta com o cinema e passa a fazer seus próprios filmes. Ao mesmo tempo, tem que lidar com o amadurecimento, uma mudança de estado, ataques antissemitas e todos as questões familiares. Todos os dilemas do rapaz são inspirados nos vividos pelo próprio Spielberg – que iria explorar todos esses temas em suas produções futuras.

De um lado, o garoto conta com o pai (vivido por Paul Dano) que desestimula seu sonho de se tornar um cineasta. Do outro, ele tem o apoio da mãe (interpretada maravilhosamente por Michelle Williams), de quem ele herdou o espírito sonhador e artístico. Nessa relação familiar, o filme também se revela uma grande homenagem de Spielberg aos seus pais e o valor que a família tem em sua formação como artista.

Com um tom de fábula e cheio de momentos tocantes (além de contar com a trilha sonora mágica do grande John Williams), “Os Fabelmans” é uma deliciosa demonstração da força da sétima arte em provocar emoções. Fortíssimo concorrente ao Oscar.

Nota: ★★★★★