JP na Copa: Espanha e Alemanha empatam; grupos E e F estão embolados

Keysher Fuller fez o gol da vitória dos Ticos contra o Japão (Foto: Divulgação/FIFA)

O domingo (27) foi de bons jogos pela Copa do Mundo do Catar. Atropelada por 7 a 0 pela Espanha na primeira rodada, a Costa Rica ganhou sobrevida no Mundial. No Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, os Ticos fizeram 1 a 0 no Japão, que vinha de uma vitória história por 2 a 1 sobre a tetracampeã mundial Alemanha. 

Aos 35 minutos do segundo tempo, a zaga nipônica afastou mal o lançamento que veio da defesa e a bola sobrou com o volante Yeltsin Tejeda, na entrada da área. Ele rolou para o meia Keysher Fuller, que bateu colocado e colocou os Ticos à frente. Com isso, a Costa Rica volta a vencer em uma Copa do Mundo após oito anos.

Com chances de classificação, as duas equipes encerram a participação na fase de grupos na quinta-feira (1º de dezembro), às 16h. O Japão (com três pontos, na segunda colocação) encara a Espanha (líder, com quatro) no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, enquanto a Costa Rica (que tem três também e figura na terceira colocação) terá a Alemanha (com apenas um ponto, lanterna) pela frente, no Al Bayt. 


Marrocos não sabia o que era comemorar uma vitória em Copa do Mundo desde 1998 (Foto: Divulgação/FIFA)

Em seguida, o Estádio Al Thumama, em Doha, foi palco de mais uma zebra na Copa do Mundo do Catar. A seleção de Marrocos derrotou por 2 a 0 a Bélgica, segunda colocada do ranking da Fifa, pelo Grupo F da competição. Os gols marroquinos foram marcados por Sabiri, aos 28 minutos do segundo tempo, e Aboukhlal, aos 47.

O resultado levou os Leões do Atlas à vice-liderança da chave, com quatro pontos. Na estreia, a equipe africana teve outra boa atuação e foi superior, apesar do empate sem gols com a Croácia. O torcedor marroquino não sabia o que era comemorar uma vitória em Copa do Mundo desde 1998, na França, quando a equipe venceu a Escócia por 3 a 0.

O belga, por outro lado, não somente teve frustrada a expectativa de sair de campo classificado às oitavas de final, como viu acabar uma sequência de oito triunfos em fases de grupo do Mundial, um recorde que só havia sido atingido duas vezes na história, ambos com o Brasil, entre 1986 e 1994 e de 2002 a 2010.


Kramaric marcou dois gols e saiu de campo aplaudido (Foto: Divulgação/FIFA)

Atual vice-campeã mundial, a Croácia desencantou na Copa do Mundo. A seleção do Leste Europeu goleou o Canadá por 4 a 1, de virada, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, pelo Grupo F. O triunfo levou os croatas aos mesmos quatro pontos de Marrocos, com quem empataram na estreia, por 0 a 0, ficando à frente dos africanos no saldo de gols (três a um), na liderança da chave.

Os norte-americanos, zerados, vão à última partida sem chances de chegar às oitavas de final. Na primeira rodada, eles foram superados pela Bélgica, por 1 a 0. De positivo para os canadenses, a alegria de marcar o primeiro gol em uma Copa do Mundo. E foi um gol relâmpago, com 67 segundos de jogo, com Alphonso Davies de cabeça.

Porém, o ímpeto croata foi maior e, com gols de Kramaric e Livaja ainda na primeira etapa, os comandados Zlatko Dalić foram para o intervalo na frente do placar. Na segunda etapa, Kramaric marcou mais um e, fechando a conta – que poderia ser maior -, Majer fez o quarto nos acréscimos.


Rüdiger subiu bonito e testou pro fundo do gol, mas estava impedido (Foto: Divulgação/FIFA)

Por fim, o melhor jogo deste domingo – e, talvez, o melhor desta Copa até então. No Estádio Al Bayt, em Al Khor, Espanha e Alemanha empataram em 1 a 1 em uma partida em que os espanhóis foram melhores praticamente todo o tempo, mas com os alemães não querendo passar mais um vexame – como ocorreu em 2018, quando os então atuais campeões foram eliminados na fase de grupos.

Após começar a Copa aplicando uma sonora goleada de 7 a 0 na Costa Rica, os comandados de Luis Henrique foram para frente e voltaram a mostrar seu poderia ofensivo. Porém, esbarravam na zaga alemã, que se desdobrava para segurar o ímpeto jovem da Fúria. Os alemães chegaram a abrir o placar no final da primeira etapa com Antonio Rudiger, porém o árbitro anulou o gol por impedimento com auxílio do VAR.

Na etapa final a partida ficou mais equilibrada, mas os espanhóis conseguiram abrir o placar com Álvaro Morata, que se antecipou à zaga da Alemanha e mandou para o fundo das redes de Neuer. No final da partida, quando tudo encaminhava para uma vitória espanhola, o atacante Niclas Füllkrug, que havia entrado no decorrer do jogo, empatou para o time de Hansi Flick.

A Alemanha agora aposta todas as suas fichas na partida contra a Costa Rica. Se vencer, tem de torcer para o Japão perder da Espanha. Caso os japoneses empatem com a Fúria e a Alemanha vença os costa-ricenses, a definição será no saldo de gols. E, obviamente, vitória dos Samurais Azuis e/ou derrota alemã tiram os tetracampeões de mais uma Copa.

AGENDA DE SEGUNDA-FEIRA:

Grupo G
7h – Camarões X Sérvia

Grupo H
10h – Coreia do Sul x Gana

Grupo G
13h – Brasil x Suíça

Grupo H
16h – Portugal x Uruguai