Justiça Eleitoral concede direito de resposta à candidata Rita Passos

Na última quinta-feira (18), o juiz eleitoral Hélio Villaça Furukawa julgou procedente o pedido de direito de resposta feito pela candidata à prefeita de Itu Rita Passos (PSD), referente a uma publicação no Facebook feita pelo também candidato a prefeito Guilherme Gazzola (PTB). No vídeo postado, é dito que Rita foi condenada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo por desvio de dinheiro público e que corria o risco de não disputar as eleições.

De acordo com o julgamento, embora Rita figure na lista expedida pelo Tribunal, ela não foi pessoalmente condenada. “É evidente de que a afirmação de que a requerente foi condenada não é verdadeira”, declarou o juiz em parecer. Furukawa também aponta que aqueles que almejam um cargo como o de prefeito de Itu “devem ter o mínimo de cautela antes de imputarem fatos aos concorrentes sem o cuidado de verificar a veracidade”.

O juiz então determinou a retirada imediata do referido vídeo da página de Gazzola, bem como a veiculação, pelo prazo de oito dias, da resposta de Rita Passos – o que já foi acatado pelo candidato do PTB. Caso ele não cumprisse a determinação, seria condenado a pagar uma multa estipulada em cinco mil UFIR (Unidade Fiscal de Referência).