Lado a Lado traz a vida e a obra de Maria de Lourdes Guarda, a Serva de Deus
Em Lado a Lado desta semana, a jornalista Mirna Bicalho recebe três integrantes da Comissão de Divulgação da Causa de Canonização da saltense Maria de Lourdes Guarda: Geraldo Geriel Guarda, seu sobrinho; Junior Guarda, seu primo e Francisco Moschini, seu ex-aluno.
Aos 21 anos, Maria de Lourdes foi internada em São Paulo para uma cirurgia de coluna e dali em diante nunca mais andou. Foram seis cirurgias seguidas sem sucesso, muitas dores e quase 50 anos vivendo em uma cama de hospital. Apesar das próprias limitações, Maria de Lourdes não esmoreceu na fé e no amor ao próximo.
Ela foi por dez anos presidente da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência – FCD e, sob sua liderança, mais de duzentos núcleos da instituição foram instalados no país. Uma precursora na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Maria de Lourdes Guarda faleceu em 1996 em São Paulo e seus restos mortais estão hoje na Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto. Ela já é reconhecida como Serva de Deus pela Igreja e seu processo de Canonização segue no Vaticano.