Lais Gandini abre exposição com suas obras em Itu

Empresária e agora artista, Lais Gandini recebeu amigos e familiares para a abertura da sua primeira exposição na semana passada (Foto: André Roedel)

A empresária e artista plástica Lais Gandini abriu no último sábado (06), no Gandini Hotel, uma exposição com suas obras, intitulada “Shots nostálgicos”. É a primeira vez que ela expõe sua arte ao público em geral, já que sua primeira mostra ocorreu em sua residência. As obras, que também estão à venda, podem ser conferidas no hotel.

Ao JP, Lais contou sobre como teve início sua veia artística. “Eu fui uma criança muito artística, muito expressiva. Dança, música, pintura, escultura… Minha matéria preferida na escola era Artes e eu achava que isso era negativo. Eu não tinha dentro da minha família ninguém para me direcionar para isso, aí acabei indo para o ramo empresarial”, conta ela.

Lais fez curso de Design de Joias durante o colegial. “Amava, mas no mercado eu não me encaixei, não me encontrei. Aí eu abandonei e fui trabalhar com o meu pai, e me afastei completamente da arte. Mas, durante a pandemia, fiquei presa no apartamento, fui numa loja, comprei tela e tinta de ‘louca’ mesmo, não fiz aula de nada. Após o primeiro quadro que pintei, eu falei: ‘acho que tem alguma coisa aí que possa ser explorada’”, afirma a artista.

A exposição foi prestigiada por um grande número de pessoas, entre amigos e familiares, mas também gente da arte. O muralista Eduardo Kobra esteve presente, assim como os artistas visuais Marco Gonçalves e Raquel Fayad, além de outros amantes da arte e empresários.

A virada da Lais empresária para a Lais artista aconteceu no ano passado, após passar por alguns problemas profissionais. “Eu decidi fazer a transição de carreira mesmo. Hoje eu realmente quero me dedicar à arte, quero evoluir na arte. Não só na expressão artística minha, mas no ramo da arte, ajudando a cidade a fomentar, porque eu acho que tem muito artista de qualidade na cidade”, afirma ela, que quer mais união da classe artística.

Inspirações

As inspirações de Lais Gandini vão desde a fama dos exageros de Itu até a paixão que ela tem pela Disney. Formas e cores se mesclam com figuras conhecidas, como a Branca de Neve e a sua famosa maçã, nos quadros da artista. “Itu me trouxe uma criatividade muito grande e eu tenho uma paixão absoluta pela Disney, é o lugar que eu sempre me senti mais feliz e esse ano eu tive coragem de colocar Disney nas minhas obras, pois eu tinha medo ou respeito excessivo com Walt Disney”, conta.

O colorido das obras é o reflexo do interior da artista. “Acho que eu tento trazer o que eu sou por dentro para fora. Eu sou a pessoa que em todos os ambientes tento alegrar quem está à minha volta, eu tenho desespero de coisa cinza, chata e sem energia. E eu entendi que os meus quadros transmitem isso. Mesmo que a pessoa não goste, não queira colocar na sala da casa, eu acho que quem olha se sente feliz, se sente acolhido, se sente alegre. E eu acho que o melhor presente que a gente pode dar para alguém é a alegria”.

Lais Gandini venceu a barreira do medo de expor para o público e afirma que a experiência tem sido incrível. “Estou me sentindo em casa, na minha festa de aniversário”, conta. Quem quiser conferir as obras, basta visitar o Gandini Hotel, que fica localizado na Rua Argemiro da Silveira D’elboux, 120, Alto da Vila Nova.