Legislativo ituano passará por reforma administrativa

A Câmara de Vereadores de Itu passará por uma reforma administrativa nos próximos meses. A informação foi divulgada primeiramente pelo site “Jornal de Itu” e confirmada pela reportagem do JP juntamente ao presidente do Legislativo ituano, o vereador Thiago Gonçales (PL).

Segundo ele, a proposta de reforma foi baseada nos apontamentos feitos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que julgou a favor de uma ação de inconstitucionalidade que pede a exclusão de 29 cargos comissionados, entre eles de assessores parlamentares, diretor jurídico e diretor-presidente do ILI (Instituto do Legislativo Ituano).

“Buscando alternativas, a melhor delas foi uma reforma administrativa. O principal ponto é que vai valorizar o funcionário de carreira, o concursado”, explica Adautinho. Um plano de carreiras será implantado, prestigiando esses servidores públicos.

Ainda de acordo com o presidente, mostrando a boa vontade da Câmara, alguns cargos que hoje são comissionados serão transformados em concursados. Com isso, também serão abertos alguns cargos em setores como imprensa, tecnologia da informática e ouvidoria, eliminando alguns contratos terceirizados que hoje existem. “Com essas alterações, a gente acredita que o Tribunal vai ver com bons olhos”.

Porém, com a suspensão da realização de concursos públicos por conta da pandemia, a seleção só deve ocorrer no ano que vem, quando um novo presidente estará no comando da Casa de Leis. “Teria que ter a vontade do próximo presidente, mas nós vamos deixar tudo pronto”, afirma. Agora, uma empresa especializada será contratada através de licitação para formular a proposta de reforma.