Levantamento de espaços culturais segue para criação da Rota das Artes
Na última semana, o prefeito Guilherme Gazzola (PP), acompanhado dos secretários municipais Gilmar Pereira (Planejamento) e Sabrina Souli (Cultura), seguiu com as visitas aos espaços culturais que fomentam a arte e cultura na cidade. A iniciativa de elaborar a Rota da Arte não apenas visa fornecer um guia valioso para turistas e residentes, mas também serve como um catalisador para estimular a economia criativa e desenvolver políticas públicas que fortaleçam ainda mais as artes em nossa região.
Para Gazzola, este é um momento muito significativo para a cidade de Itu: “Através da identificação e promoção de nossos ativos culturais – desde ateliês e estúdios de artistas até espaços de exposição e instituições de ensino de arte – estamos construindo uma Rota Cultural que não só celebra nossa herança cultural, mas também estimula o turismo, cria empregos e fortalece nossa economia local”.
Além dos recém-inaugurados ateliês e estúdios, esta iniciativa também reserva uma atenção especial aos espaços já estabelecidos antes da pandemia, que agora estão sendo considerados para fazer parte da Rota da Arte. Locais que hospedam exposições, mostras e que promovem a cultura através de materiais para a criação de obras artísticas estão sendo incluídos neste levantamento.
Da mesma forma, escolas e instituições que oferecem oficinas e aulas nas mais diversas modalidades artísticas, como dança, escultura, pintura, música, teatro e outras, também estão sendo contempladas nesse processo de mapeamento e integração à Rota da Arte.
Neste ciclo, foram visitados a Casa Terra.co (Daniela Sampaio), Museu Republicano (Maria Aparecida de Meneses Borrego), A Taverna Bar (Marcelo Cervezão e Rodrigo Mazzucco), Estúdio Lurdinha Perina e Espaço Fábrica São Luiz. A equipe da Prefeitura prossegue com o levantamento e, em breve, novos espaços de arte e cultura serão visitados.