Livro traz receitas ancestrais da cozinha de Ribeirão Grande

A obra dá sequência às investigações sobre a alimentação brasileira do casal de pesquisadores Heyttor Barsalini e Isamara Gouvea (Fotos: Divulgação)

A originalidade e ancestralidade da cozinha popular de uma região do interior paulista é o tema do livro “A culinária dourada de Ribeirão Grande”, cujo lançamento está marcado para sexta-feira (07), às 19h, no Beco, espaço cultural compartilhado por Matiz Ateliê Visual e Confrades Bar no centro histórico de Itu. A obra dá sequência às investigações sobre a alimentação brasileira do casal de pesquisadores Heyttor Barsalini e Isamara Gouvea, autores do projeto Receitas Históricas Brasileiras, iniciado em 2013.

O livro resulta de uma série de viagens, realizadas ao longo de 2022 ao município que dá nome ao livro. Localizado na região sudoeste do Estado de São Paulo, Ribeirão Grande guarda conhecimentos culinários que são relíquias culturais. “O projeto teve início com o convite de Cláudio Balaio, morador da cidade e preservador da cultural local. Ele nos levou aos interiores das casas e dos sítios onde estavam pessoas que fazem receitas da culinária tradicional local, transmitidas há gerações”, explica o ituano Heyttor Barsalini.

Curau de milho salgado com galinha caipira, bolinho encapotado (bolinho frito recheado com pedações de galinha), doce de raspa de mandioca e cardito (um caldo à base de temperos acompanhado de um bolinho de farinha de milho) são algumas das 26 delícias descritas no livro.

“São pratos que não se encontram em restaurantes, mas apenas nas residências familiares, quando alguma avó, tio ou tia os prepara”, completa Heyttor. São preparações que combinam a ancestralidade indígena Kaigang e as tradições culinárias portuguesa, italiana e africana, próprias da história cultural de Ribeirão Grande.

Editado pela FoxTablet Editora, o livro tem 100 páginas e foi escrito em forma de um diário, resultando em uma leitura leve e dinâmica, amplamente ilustrado com fotografias de Isamara Gouvêa. Além das receitas, os autores coletaram curiosidades muito próprias da cidade, como os antigos rituais de casamento e a celebração de um carnaval único e típico, completamente diferente do carnaval convencional do Brasil.

O lançamento ocorre simultaneamente à exposição “Sertões”, na Matiz Ateliê Visual, que apresenta trabalhos de artistas dedicados às paisagens e ao estilo de vida interiorano. “Quando soube do trabalho do Heyttor e da Isamara, na hora os convidei para lançarem o livro aqui, pois tem tudo a ver com nossa exposição”, afirma Marco Gonçalves, coordenador do espaço dedicado às artes visuais inaugurado em maio.

Além de uma fala sobre a obra e da exibição de vídeos sobre a pesquisa, serão preparados petiscos inspirados nas receitas do livro, preparados por Camilla Factori, proprietária do Confrades Bar, especialmente para a ocasião. O livro estará à venda por R$ 57. O Beco fica na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 47-49, Centro. A entrada é gratuita.