Macaia Terapias: Cacau, a bebida dos deuses que é um superalimento 

A origem dessa fruta remonta aos povos originários da Mesoamérica, sobretudo  Olmecas e Toltecas (1200 a.C. até 1521 d.C), além de civilizações Maias e Astecas. Esse fruto sagrado tem várias lendas espirituais sobre sua origem e todas falam sobre sua propriedade divina, nutritiva e abundante. Os contextos em que era utilizado são variados, mas sempre ligado a algo divino. As sementes fermentadas e torradas eram transformadas em uma bebida condimentada e quente, capaz de despertar capacidades espirituais além de fornecer energia e disposição. 

Depois de um tempo essa prática ritualística se perdeu e o cacau passou a ser apenas a base para o nosso conhecido chocolate. Porém, suas propriedades nutricionais são excelentes para nosso organismo. Ele é fonte de ferro, zinco e magnésio, além de ser rico em teobromina, cafeína e a tiramina, precursor da serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e  apetite, além de prevenir demência. Ele ainda melhora a saúde do coração, intestinos, aumenta a concentração, previne câncer, além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 

Mas não é o chocolate industrializado e superprocessado que fornece todos esses benefícios maravilhosos. Isso porque a quantidade de cacau é pequena nessas guloseimas que são ricas em gorduras, açúcares e leite.  

Porém, há alguns anos tem sido resgatada a bebida cerimonial utilizada pelos povos  primitivos e que além de conservar todas as propriedades nutritivas do cacau, também é uma expansora do chakra cardíaco e promove uma elevação e conexão espiritual. A partir desse resgate, surgiram as cerimônias onde essa bebida é servida de forma ritualística. 

É importante observar que as dinâmicas dessas cerimônias são contemporâneas, pois não há registros das cerimônias antigas. O que se sabe é que essa bebida sagrada era servida para situações muito específicas, portanto, os rituais que são realizados por diversas pessoas hoje, usam um preparo ancestral em um encontro criado nos dias de hoje.

De acordo com cada condutor, a cerimônia terá um direcionamento. O fato é que o cacau pede presença e consciência. Por exemplo, a matéria-prima utilizada por esses grupos é de origem artesanal, livre de trabalho infantil e exploração como é comum, infelizmente, na produção do cacau para indústria. 

Na Macaia a cerimônia é dividida em 4 partes e cada uma delas está relacionada a um elemento da natureza. Terra, fogo, água e ar e tem características xamânicas, além de trazer leveza e movimento através da dança. E ainda há a possibilidade de ter sessões terapêuticas individuais com essa bebida que além de ser um superalimento,  ainda te conecta ao divino 

Quer participar de uma cerimônia? Entre em contato com a Macaia Terapias e  Espiritualidade pelo WhatsApp (11) 96858-2466.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *