Maio Amarelo alerta para a conscientização no trânsito
A cidade de Itu participa da campanha global “Maio Amarelo”, mês de Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trânsito. De acordo com o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), no primeiro trimestre de 2023 foram registrados 1.152 óbitos em decorrência de acidentes nas vias paulistas, nove a mais que no mesmo período do ano anterior. Em Itu, porém, houve uma diminuição nessa trágica estatística.
De acordo com dados do Infosiga, foram registrados seis óbitos relacionados a acidentes de trânsito na cidade este ano. Para se ter uma ideia, em 2022, apenas no mês de fevereiro foram oito. Para Hélio Tomba Júnior, diretor de Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, a queda é resultado de ações que vêm sendo realizadas desde o início desta gestão visando reduzir os óbitos em acidentes de trânsito.
Confira a entrevista completa:
– Quais ações relacionadas ao Maio Amarelo foram realizadas neste ano pela Prefeitura? Foram feitas palestras ou outras ações educativas?
Neste mês foram realizadas várias ações educativas. Alinhado à Campanha Nacional “No trânsito, escolha a vida”, foram divulgadas mensagens e imagens sobre o tema em dois outdoors, dois painéis eletrônicos e mídias sociais. Uma equipe formada por dois Agentes de Trânsito ainda está realizando, neste mês, palestras educativas nas escolas, abordando os principais temas e perigos no trânsito e a importância de respeitar as leis e as sinalizações de trânsito.
– De acordo com dados do Infosiga, foram registrados seis óbitos relacionados a acidentes de trânsito na cidade este ano. Em 2022, apenas no mês de fevereiro foram oito. O que explica essa redução?
É o resultado de um conjunto de ações que vem sendo realizadas desde o início desta Gestão. O Prefeito Guilherme Gazzola determinou ações para serem realizadas com esse objetivo: reduzir os óbitos em acidentes de trânsito. A implantação da central semafórica foi determinante para a sincronização entre os semáforos, que resulta em melhor controle de velocidade. A redução da velocidade máxima nas principais vias também foi determinante para esse resultado, uma vez que com baixa velocidade, o índice de óbitos também cai. Outra ação importante foi a instalação de faixas elevadas de pedestre, cujo objetivo é proporcionar maior acessibilidade, mas ajuda também no destaque para o pedestre, pois estando em um nível diferente dos veículos, a disputa fica favorável ao pedestre. Também é um importante instrumento para a redução da velocidade dos veículos. A sinalização viária é outro fator, pois além de organizar, torna o trânsito mais seguro para todos os usuários, sejam pedestres, ciclistas e condutores em geral. Ao redor das escolas foram implantadas vagas específicas, conforme o tipo de transporte, o que resultou em melhor fluidez do fluxo de veículos. A fiscalização também é outro fator importante que disciplina os maus costumes. Com isso completa os três pilares: engenharia, educação e fiscalização.
– Quais são os principais motivos dos acidentes de trânsito registrados em Itu?
Ainda identificamos várias imprudências como avançar no sinal vermelho, excesso de velocidade em vias urbanas e desrespeito à sinalização de trânsito. Manipular o celular ao volante também tem contribuído para tirar a atenção do condutor no trânsito, causando frequentes acidentes.
– Quais são as principais ações de segurança no trânsito promovidas pela Prefeitura de Itu?
A implantação e manutenção da sinalização viária, seja horizontal ou vertical, são realizadas diariamente, o ano inteiro. O resultado é um trânsito mais organizado, com vagas especiais bem definidas, faixas de pedestres revitalizadas, destaque para a velocidade máxima pintado no asfalto e placas aéreas com informações relevantes. Destaca-se também o estudo constante e diário do Departamento de Engenharia de Trânsito, buscando soluções específicas para cada caso. Outra ação importante é a implantação do sistema binário entre as vias paralelas. É um recurso que tem resultados muito positivos, principalmente em uma cidade histórica como Itu que possui muitas vias estreitas. O resultado é o aumento na segurança entre os cruzamentos e a melhora significativa no fluxo de veículos.
– Recentemente, tivemos algumas mudanças de fluxo em rotatórias (Maggi e avenida do Rancho Grande). Teremos novas alterações em outros pontos, como em frente à Andreta (Chafariz)?
A rotatória é um importante instrumento no trânsito, pois além de ordenar o fluxo, proporciona melhor segurança para o acesso às vias ao seu redor. Por definição, a preferência é sempre de quem já está na rotatória, pois ela é dinâmica. Como se torna obrigatória a redução da velocidade ao chegar na rotatória, diminui o risco de acidentes. O trecho citado (Chafariz), apesar de estar no meio urbano da cidade, é de jurisdição do DER – Departamento de Estradas de Rodagem. Para essa alteração, há a necessidade da concordância do Departamento Estadual.
– Com relação aos motociclistas, nos últimos anos foram instalados “bolsões” para motos (Frente Segura), porém os motoristas de automóveis não respeitam esses espaços. O Departamento de Trânsito tem fiscalizado e autuado essas situações?
A Frente Segura é outro instrumento importante que gera segurança aos motociclistas e condutores de veículos. Por ser um recurso novo (Itu foi a primeira cidade da região a implantá-lo em 2018), ainda não são todos os condutores que o respeitam, mas podemos contatar que a grande maioria respeita sim o espaço destinado aos motociclistas. A próxima ação será a implantação de placas de sinalização para destacar o uso correto desses espaços. As orientações e fiscalizações são diárias. É um trabalho contínuo de respeito e conscientização.
– Outra situação de desrespeito no trânsito envolvem os pedestres, já que os motoristas não respeitam a preferência deles nem em faixas de pedestres e lombofaixas. Há ações para melhoria da relação motorista X pedestre no trânsito de Itu?
Além da conscientização nas escolas, existe a orientação dos Agentes de Trânsito. Mas pode-se observar que os condutores estão respeitando mais as faixas de pedestre e principalmente as faixas elevadas, pois já é comum observar veículos parando para os pedestres atravessarem. É uma atitude cultural, que vem sendo mais frequente a cada dia: praticar a gentileza no trânsito.