Recurso da taxa de lixo será usado também na iluminação pública

A Câmara de Itu realizou na última quarta-feira (24), a Audiência Pública de Finanças relativa ao 1º Quadrimestre de 2023. Na audiência, comandada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, Mané da Saúde (PDT), integrantes da Secretaria Municipal de Finanças e das autarquias Companhia Ituana de Saneamento (CIS) e Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Itu (Ituprev) apresentaram relatórios de suas despesas.

Participaram da prestação o vereador Eduardo Ortiz (MDB); o secretário geral legislativo da Câmara, Dr. Eduado Iarussi; o secretário de Finanças do município, Moyses Alberto Leis Pinheir; o diretor da pasta, Márcio Coelho; o superintendente da CIS, Reginaldo Santos; o contador da CIS, Alexandre Benedetti; o superintendente do Ituprev, Ruy Jacques Ceconello; e o diretor financeiro do Ituprev, Ricardo Bortolini.

Ao final das explanações, vereadores e o público presente tiveram a chance de realizar perguntas aos representantes. Ortiz questionou sobre os recursos oriundos da taxa de lixo, ao passo que o secretário de Finanças informou que o valor deverá ser usado também no investimento na iluminação pública da cidade. Segundo Moyses Pinheiro, cerca de 18 mil pontos da cidade serão convertidos em iluminação LED, que é mais eficaz e demanda menos consumo de energia.

O secretário informou que só o valor arrecadado com a taxa da CIP (Custeio de Iluminação Pública) não é suficiente para o investimento necessário. Sendo assim, haverá uma licitação para a troca da iluminação. Ortiz então se espantou com a informação, pois acreditava que o valor da taxa de lixo seria todo destinado para investimentos atinentes ao tratamento de resíduos sólidos.

Também sobre a taxa de lixo, Ortiz questionou o superintendente da CIS sobre dificuldades da população em parcelar a conta d’água após a implantação da nova cobrança. Reginaldo Santos informou que a autarquia consegue parcelar a tarifa de água e esgoto, mas não a taxa – que precisa passar por apreciação da Prefeitura. Ele também disse que estão sendo feitos estudos para facilitar o parcelamento nesses casos.

Reginaldo também comentou sobre a situação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Pirajibu, informando que a CIS está resolvendo um passivo de R$ 15 milhões por conta do “desleixo” da antiga concessionária, a Águas de Itu. A ETE foi inaugurada pela atual gestão após não ser concluída pela Águas de Itu, mas apresentou falhas estruturais e hoje passa por novas obras para, assim, funcionar plenamente. A ideia é entregar no ano que vem.