Matheus Costa assume presidência do PSD em Itu

Matheus Costa confirmou pré-candidatura a prefeito de Itu em 2024 (Foto: Arquivo)

O pré-candidato a prefeito de Itu, Matheus Costa, assumiu a presidência do PSD (Partido Social Democrático) na cidade. O ex-vereador foi confirmado no comando do diretório municipal da sigla, que tem como vice-presidente a vereadora Patrícia da ASPA. No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os nomes de ambos já podem ser conferidos na lista do órgão provisório da legenda.

O PSD foi  fundado e registrado oficialmente em 2011. Tem como presidente nacional o ex-prefeito de São Paulo e atual secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab. Foi o homem-forte do PSD, aliás, que deu o aval para Matheus – que foi candidato a prefeito em 2020 pelo Avante – assumir a presidência da sigla em Itu, segundo o próprio ex-vereador disse ao JP.

“Eu conheço o Kassab já há algum tempo e esse ano, de maneira formal, houve uma conversa, uma articulação e um convite para que assumíssemos a presidência do PSD aqui em Itu, e confirmando também a nossa pré-candidatura pelo partido aqui na cidade”, disse Matheus. Vale lembrar que o PSD foi ocupado pelos ex-prefeitos Herculano Passos e Tuíze, além da ex-deputada Rita Passos. O casal Passos, inclusive, se empenhou na criação da legenda.

“É verdade”, disse Matheus, “mas é importante dizer que essa relação política entre eles já não existe há algum tempo. E o Kassab, como um grande líder do partido e nacional, secretário de Governo do atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem buscado lideranças no interior do Estado de São Paulo e do Brasil para poder fazer um trabalho em prol do desenvolvimento e do progresso, principalmente de Itu, que é uma cidade importante”.

Para Matheus Costa, a cidade está “parada no tempo” e precisa retomar o “protagonismo”, com Gilberto Kassab confiando a ele – e seu grupo – essa missão. Ele diz que Itu vive um “momento único” e que, através de monitoramento por pesquisas, vê seu nome bem posicionado, o que despertou a atenção do líder do PSD.

“Ele identificou em nosso projeto um projeto competitivo, com chance real de ganhar a eleição, mas, sobretudo, com vontade de fazer de Itu uma cidade diferente, uma cidade melhor, com desenvolvimento, com segurança hídrica, com geração de emprego, com justiça social, que é o que precisa”, afirmou o pré-candidato.

Outros temas

Matheus Costa também aproveitou para desmentir a informação que correu nos bastidores de que seria candidato do atual prefeito Guilherme Gazzola (PL) ano que vem. “Eu trato isso como fofoca política. Não existe nada entre mim e o atual prefeito Guilherme Gazzola. É natural que nesse momento da eleição existam fofocas”, confirmou o pré-candidato, que ainda opinou sobre a taxa de lixo.

Ele afirma ser “lamentável” que pessoas que produzam pouco lixo tenham que pagar valores “exorbitantes” por conta da forma de cobrança da taxa, através do consumo de água. “Não está clara a forma de cobrança. Eu penso que a Justiça, em algum momento, possa resolver essa questão”, disse ele, que acredita que os grandes geradores de resíduos devem ser taxados. “Eu sou contra da forma que está estabelecido”.