Operação Estiagem tem início no dia 1º em Itu

Com a estiagem, queimadas começam a ser registradas em diversos pontos da cidade, como na última quinta-feira próximo ao Plaza Shopping (Foto: André Roedel)

Em relação ao período de estiagem, a cidade de Itu está trabalhando em diferentes frentes. Se a CIS vem atuando para garantir a segurança hídrica, a Defesa Civil está empenhada na orientação à população sobre os riscos de queimadas.

De acordo com a Prefeitura de Itu, terá início oficialmente na quinta-feira (1º) a “Operação Estiagem”, que se estenderá até o dia 30 de setembro. Segundo a administração municipal, como parte da orientação sobre prevenção, serão distribuídos folders informativos em pontos estratégicos, como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e feiras livres.

Além disso, os integrantes da Defesa Civil de Itu receberam, recentemente, qualificação da Defesa Civil Estadual e promoverão treinamentos pessoais para os sete núcleos de Proteção e Defesa Civil (formados por bombeiros civis voluntários).

Durante o período da Operação Estiagem, a Defesa Civil permanecerá de plantão até as 20h, juntamente com o Corpo de Bombeiros e os núcleos de Proteção e Defesa Civil, considerando que, normalmente, os focos de incêndio ocorrem a partir do meio da tarde até o início da noite.

Em relação a equipamentos, foi feita a aquisição de uma bomba de água com capacidade para 600 litros, que é acoplada a uma viatura e utilizada no combate ao fogo. O Governo do Estado deve enviar à Defesa Civil local um kit de estiagem, composto, entre outros, por abafador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e materiais utilizados durante as operações.

Dicas para evitar queimadas

O Corpo de Bombeiros é atuante 24 horas por dia, sete dias por semana, porém seu trabalho é intensificado com o período de estiagem, devido ao aumento no número de queimadas registradas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros à reportagem do Periscópio, “as principais causas dos incêndios são o aumento da temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar, além das causas humanas como limpeza, acidentais e até mesmo ações criminosas”. As autoridades destacam que a população pode contribuir com o Corpo de Bombeiros principalmente na prevenção dos incêndios pois após o seu início as condições climáticas são favoráveis para o alastramento.

As ações efetivas para o combate às queimadas, de acordo com o Corpo de Bombeiro, são: nunca jogar pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente nas rodovias próximas a vegetação; evitar fazer fogueiras, pois as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas; não soltar fogos de artifício próximo a áreas florestais; nunca queimar seu próprio lixo, pois qualquer descuido pode acarretar em grandes incêndios; em áreas rurais, manter o terreno limpo, capinar a cercas e divisas e criar barreiras (aceiros) que evitam a propagação do fogo caso este ocorra.