CIS descarta racionamento neste ano

No Brasil, já começamos a viver o chamado período de estiagem, que anualmente tem início entre maio e junho e costuma se encerra entre setembro ou outubro. É um período em que há pouca ou nenhuma chuva, quando a redução da umidade do solo é maior do que a sua reposição.

Em 2021 e 2022, Itu e outras tantas cidades do Brasil tiveram registrados períodos de estiagem recorde, com o município ituano sendo impactado no abastecimento de água.

Diante do início de um novo período de estiagem, o Periscópio procurou a CIS – Companhia Ituana de Saneamento para informar a respeito das previsões para este ano, uma vez que chegaram a ser registrados, de acordo com o apurado pela reportagem, problemas de abastecimento recentes na Vila São José e bairros adjacentes.

De acordo com a autarquia, diferente dos dois últimos anos, este ano a estimativa é de um período mais ameno de estiagem. De acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC), para os próximos 15 dias há previsão de 28 mm de precipitação em Itu. A CIS informa ainda que, desde o início de suas atividades, em 2017, estão sendo realizadas obras com o objetivo de garantir o abastecimento de água mesmo diante de estiagens severas.

Em 2020, ocorreu a entregado Sistema Pirajibu e, de acordo com a autarquia, falta pouco para atingirmos o equilíbrio hídrico na região central. “Inauguramos em 2018 o Sistema Mombaça, que supre 50% de nossa demanda na região central. Vamos ultrapassar os 100% com a entrega do Sistema Utu-Guaçu no início de 2024. Com esta obra, teremos água para atender toda a cidade de forma plena e ainda teremos a reserva de outras represas que dependem da recarga de chuvas”, pontua a CIS.

A CIS reforça que, destas represas, três foram desassoreadas [Gomes, São Miguel e Braiaiá] para a ampliação em quase 100 milhões de litros a nossa capacidade de armazenamento de água bruta. Além do Sistema Utu-Guaçu, ainda estão previstas até meados de 2024 a inauguração de mais dois reservatórios de água tratada, um deles no bairro Parque das Indústrias, com capacidade para armazenar dois milhões de litros de água.

Sem racionamento

Ainda sobre a situação hídrica em 2023, a CIS destaca que, embora não tenha uma previsão geral de chuvas no ano, comparando com os volumes registrados nos últimos anos pode-se dizer que “não há risco de racionamento em 2023”.

Porém, diante das obras já realizadas e as que estão em andamento, a CIS reforça a importância da colaboração da população, que é fundamental em qualquer época do ano, promovendo o uso consciente da água, evitando assim desperdício. “Nós fazemos campanhas de conscientização e investimos em obras. Os ituanos fazem a sua parte economizando água”, encerra em nota.


Foto: Divulgação/CIS

Início das obras

A CIS iniciou os trabalhos necessários para o assentamento dos tubos do Sistema Utu-Guaçu. Segundo a autarquia, primeiro é feita a sondagem de redes para que a obra não interfira no abastecimento de água. Na sequência, serão abertas as valas que acomodarão as tubulações.

Com essas obras, o trânsito pode ser afetado nos seguintes endereços: Av. Vereador Isaias Prieto, Av. das Monções, Av. Francisco Ernesto Favero, Rua Luís Morato Castanho e Rua Trindade Carvalho Bueno. Imediações também podem ter interferências. Faixas sinalizarão os locais das obras.