Mais de 4,6 mil ituanos realizam prova do ENEM

Exame é considerado o “passaporte” para o Ensino Superior no Brasil e até mesmo no exterior. Locais de prova serão abertos às 12h

enem

LUCAS GANDIA

Hoje e amanhã (dias 5 e 6), mais de 8,5 milhões de pessoas realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em Itu, são 4.679 inscritos na prova que, hoje, é considerada uma das principais responsáveis pelo ingresso em universidades públicas e privadas. Às vésperas do exame, estudantes do país todo tentam driblar o nervosismo para obter o melhor desempenho na redação e nas 180 questões sobre diferentes áreas do conhecimento.

Eduardo Castilho Chierighini, aluno da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Cidade de Itu – Anglo, conta que tem se empenhado desde o início do ano com uma rotina de estudos, plantões de dúvidas e consultas aos professores. “Também esquematizei minhas tarefas e obrigações para organizar meu horário e tempo de estudo. Nesta última semana, procurei diminuir o ritmo de estudo, mas sempre revisando tópicos importantes e fazendo alguns exercícios dos últimos anos do ENEM”, explica.

Aos 17 anos de idade, Eduardo pretende cursar Arquitetura – e enxerga no exame deste final de semana a grande oportunidade de realizar seu sonho. “Além do ingresso em universidades federais e estaduais, o ENEM é importante no processo seletivo de programas do governo, como os de intercâmbio, e também de algumas universidades internacionais, como a de Coimbra, em Portugal”, ressalta o jovem.

Tempo
Para obter o melhor desempenho, o estudante já planejou como realizará o exame. “Durante a prova, vou intercalar as matérias que tenho mais dificuldade com as que tenho mais facilidade e não insistirei em um exercício que está exigindo muito de mim. Vou destacá-lo e, no final, retorno para tentar mais uma vez”, observa Eduardo.

Segundo Claire de Oliveira Silva Quirino, professora de língua portuguesa e produção de texto do Colégio Almeida Júnior, administrar o tempo é justamente um dos grandes segredos para uma boa prova. “O tempo dispendido para a resolução de cada questão não deve ser superior a dois minutos e meio. Caso o candidato perceba que está com dificuldades em determinada questão, deve passar para a próxima, voltando a ela somente quando terminar todas as outras”, recomenda. “No caso específico da prova de Linguagens, Matemática e Redação, costumo orientar meus alunos a fazerem primeiramente o projeto de texto e, se possível, o rascunho da redação. Logo após a resolução da prova de Linguagens e Matemática, nessa ordem, a redação deve ser revisada e passada a limpo, deixando-se os trinta minutos finais para o preenchimento do gabarito”.

Redação
Motivo de grande preocupação para muitos estudantes, as redações do ENEM costumam abordar temas que mobilizam a sociedade brasileira. Por esse motivo, Claire acredita que assuntos relacionados à política e à economia mundiais não serão pauta da produção textual. “Por outro lado, podem ser abordados temas afetos à inclusão e à intolerância étnica, de gênero ou religiosa; aos novos arranjos familiares; ao meio ambiente e à saúde pública no Brasil, além de questões como corrupção e ética, mobilidade urbana, debates políticos em redes sociais e redução da maioridade penal”, comenta a professora.

Horário
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os exames começam 30 minutos após o fechamento dos portões. Neste sábado, os candidatos terão 4h30 para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. Amanhã, serão 5h30 para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Atualmente, com a nota do ENEM é possível conseguir bolsas em instituições privadas, financiamento estudantil e vagas em universidades públicas. Há instituições em que a seleção utiliza a nota para compor o vestibular e outras em que o processo seletivo é todo baseado no exame nacional.

Foto Crédito: Divulgação / Regina Lonardi