Mais de 600 contas do “Bolsa Família” estão bloqueadas na cidade

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social mostram ainda que Itu conta com 20 cancelamentos do benefício em fevereiro.

 

Segundo dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, mais de 650 benefícios do Bolsa Família, programa de transferência de renda, foram cancelados ou bloqueados na cidade de Itu no mês de fevereiro. Ao todo foram 645 bloqueios no pagamento do benefício e 20 cancelamentos. Em janeiro, haviam sido registrados 121 bloqueios e 44 cancelamentos.

São diversos os motivos que levam ao bloqueio ou cancelamento de benefícios: descumprimento de condicionalidades de educação e saúde, cadastro desatualizado, renda per capita fora dos limites do programa, inconsistências cadastrais no momento da averiguação cadastral e até mesmo o desligamento voluntário.

De acordo com o Ministério, atualmente são realizados ainda cruzamentos prévios com bases administrativas para verificar se a família inscrita no Cadastro Único pode ser habilitada para recebimento do programa Bolsa Família – como maneira de evitar que o benefício seja concedido para quem não precisa.

Também foram concedidos no mês mais 24 benefícios para famílias ituanas – em janeiro foram 166. Em todo o Brasil, 253 mil novas famílias foram incluídas no programa. Com isso, pela oitava vez, a fila de espera do Bolsa Família foi zerada. Em Itu, segundo os dados de janeiro, são mais de 6.350 famílias beneficiárias do programa – maior número nos últimos 12 meses – e o valor médio do benefício é de R$ 179,03 por família.

Conforme matéria veiculada pelo JP em 6 de janeiro deste ano, cerca de 10% da população total de Itu é beneficiária do programa Bolsa Família. Naquela oportunidade, eram 10,24%. Agora houve um ligeiro crescimento: 10,37%, aproximadamente.

Na região

O Ministério do Desenvolvimento Social também divulgou dados das demais cidades da região em fevereiro. Em Porto Feliz foram 228 bloqueios, 20 concessões e 19 cancelamentos. Na cidade de Salto, são 314 bloqueios, 34 concessões e 48 cancelamentos. Cabreúva apresentou 145 bloqueios, 24 concessões e 20 cancelamentos. Finalizando, Indaiatuba registrou os maiores números: 846 bloqueios, 73 concessões e 132 cancelamentos.

Um comentário em “Mais de 600 contas do “Bolsa Família” estão bloqueadas na cidade

Os comentários estão desativados.