Mané da Saúde é eleito novo presidente da Câmara Municipal para o ano de 2018

Nova mesa diretora da Câmara, encabeçada por Mané da Saúde/ Foto – Divulgação

O vereador Manoel Monteiro Gomes, o Mané da Saúde (PRB), é o novo presidente da Câmara Municipal de Itu para o ano de 2018. A eleição aconteceu na manhã de ontem (15), no plenário “Luiz Guido”. Mané encabeçava uma chapa única, que tem como vice o vereador Thiago Gonçales (PR), Dito Roque (Podemos) como 1º secretário e Givanildo Soares (PROS) como 2º secretário.

Realizada de maneira nominal, a eleição foi conduzida pelo atual presidente José Galvão (DEM) – que segue na função até 31 de dezembro. Apenas Maria do Carmo Piunti (PSC) e Reginaldo Carlota (PTB) foram contra. “Não posso concordar com uma chapa que nasceu no gabinete do Executivo”, disse a vereadora. A afirmação não pegou bem entre a situação.

Já Galvão desejou um bom mandato para Mané, se colocando à disposição para ajudar. “Vocês indo bem, é o conjunto que ganha”, afirmou. Ao JP, o novo presidente destacou as palavras de ordem em seu mandato: “transparência e portas abertas”. Ele ainda não divulgou os nomes que ocuparão os cargos de diretor jurídico, ouvidoria e presidência do ILI (Instituto do Legislativo Ituano), o que deve ser feito em breve.

A eleição também foi marcada por confusões durante a escolha das comissões permanentes da Câmara. Maria do Carmo e Carlota não concordaram com a inclusão de seus nomes em comissões sem que fossem avisados e pediram a retirada. O vereador do PTB, inclusive, disse que a comissão de Ecologia e Meio Ambiente, em que foi colocado, não “serve pra nada”.

Galvão suspendeu a sessão para resolver a situação, porém o bate-boca prosseguiu. Carlota questionou quem teria montado a lista das comissões. Ambos os edis chegaram a se estranhar, com o presidente subindo o tom contra o oposicionista. Já Maria do Carmo classificou a sessão como “palhaçada”.

O entrevero prosseguiu, com Henrique de Paula (PV) e Thiago Gonçales criticando as ações de Carlota. O novo vice-presidente, inclusive, falou sobre o colega sempre sair do plenário para não ouvir questionamentos. Após toda a celeuma, a votação foi encerrada. A lista de todas as comissões pode ser conferida abaixo.

 

Extraordinária

Na manhã de quinta-feira (14), aconteceu também na Câmara duas sessões extraordinárias para “limpar a pauta” do ano. Foram votados alguns projetos do Executivo – incluindo um que corrige alguns pontos da nova Lei de Uso do Solo. As votações transcorreram sem grandes problemas.

 

Novas comissões 

CRJR – Comissão de Justiça e Redação

Vereador Henrique de Paula Santos – Presidente

Vereador Luciano Alves Ribeiro

Vereador Thiago Gonçales

 

CFO – Comissão de Finanças e Orçamento

Vereador Henrique de Paula Santos – Presidente

Vereador Rodrigo Oliveira Macruz

Vereador Thiago Gonçales

 

COSP – Comissão de Obras e Serviços Públicos

Vereador Luciano Alves Ribeiro – Presidente

Vereador Givanildo Soares Da Silva

Vereador José Galvão Moreira Filho

 

CESAS – Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social

Vereador Normino José De Oliveira – Presidente

Vereador Dr. Sérgio Castanheira De Souza

Vereador Wilson Benedito Leonardi

 

CEMA – Comissão de Ecologia e Meio Ambiente

Vereador Wilson Benedito Leonardi – Presidente

Vereador Normino José de Oliveira

Vereador Dr. Sérgio Castanheira De Souza

 

CEDP – Comissão de Ética e Decoro Parlamentar

Vereador José Galvão Moreira Filho – Presidente

Vereador Rodrigo Oliveira Macruz

Vereador Givanildo Soares Da Silva