Mangia che te fa bene!

A culinária italiana é repleta de delícias que hoje figuram na nossa mesa, como a lasanha. Descubra um pouco sobre sua história!

Não precisa ser italiano ou descendente para gostar de uma boa massa. Ainda mais de lasanha, esse prato tão conhecido e difundido na culinária brasileira. Mas você conhece a história dessa maravilha da gastronomia? Então conheça nas próximas linhas.

A palavra lasanha provém da grega “lasanon”, que significa pote de quarto. O termo foi depois emprestado pelos romanos como “lasanum” para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a lasanha.

Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como “loseyns”, comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV, na Inglaterra, figurando também no primeiro livro de receitas daquele país.

O primeiro registro que se tem da lasanha na História foi no século XIII, quando foi usado num prato às camadas – esta versão mais antiga não incluía tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.

 

Variações

Muitas receitas usam diferentes queijos, mas os mais preferidos são o ricota e o parmesão. A clássica “Lasanha à Bolonhesa” usa apenas Parmigiano Reggiano. Muitas receitas também juntam molho bechamel.

Uma variante é a lasanha verde, que é a normal massa de ovos, mas com adição de espinafres. Também há outra variação, porém sem massa: a lasanha de berinjela.