Membros do CITREM conhecem obras da Estação do Trem de Salto
Local contará com espaço para apresentações artísticas, chamado de “Estação das Artes”. Consórcio teve suas contas aprovadas
A Estação de Trem de Salto sediou na manhã da última terça-feira (14) a reunião mensal do CITREM (Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano), que contou com a presença dos prefeitos de Salto, Juvenil Cirelli, e de Itu, Antonio Tuíze. O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Luciano Oliveira Santos, recordou que a concepção para a restauração da Estação partiu do prédio original, onde existiam duas edificações separadas, que abrigavam a casa do controlador e galpão de armazenamento.
“Primeiro foi demolido o prédio que ligava esses dois locais, e que descaracterizava a primeira estrutura da Estação, construída por volta de 1898. Todas as intervenções aconteceram com intuito de preservar a arquitetura desse patrimônio histórico, mas garantindo acessibilidade, conforto e segurança aos usuários”, relembrou.
No espaço demolido está sendo construída a “Estação das Artes”, com projeto contemporâneo, em metal e vidro, que se distingue dos dois prédios. Esse local será disponibilizado para artes plásticas, cênicas, exposições e outras manifestações artísticas. O antigo galpão de armazenagem abrigará o restaurante, que está em fase de licitação para concessão de uso, e um complexo de sanitários. Já na antiga casa do controlador será instalada, a recepção, bilheteria, sanitários e um pequeno museu destinado à memória do Trem Republicano.
O prefeito saltense ressaltou a integração das obras da Ponte Estaiada, a revitalização da Praça Archimedes Lammoglia, o recape das ruas do Centro Histórico. “Estas obras darão um novo impulso ao turismo em Salto como forma de desenvolvimento econômico e geração de renda em nosso município”, declarou.
Contas aprovadas
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado) julgou regular as contas de 2014 relativas ao CITREM, período em que o Consórcio estava sob a presidência do prefeito Juvenil Cirelli. A publicação da aprovação foi divulgada no Diário Oficial do dia 9 de junho de 2016.