Memória: Centenário de Jota Silvestre

Saltense foi um dos pioneiros e grandes nomes da televisão brasileira (Divulgação)

O dia 14 de dezembro marca o centenário de nascimento de João Silvestre. Para quem não conhece, ou para quem não lembra, trata-se de Jota Silvestre, um dos maiores nomes da comunicação artística do Brasil.

Nascido em Salto, em 14 de dezembro de 1922, o ator, escritor e apresentador faleceu em Fort Lauderdale, em 07 de janeiro de 2000, aos 77 anos.

Filho de imigrantes italianos radicados em Salto, Jota iniciou sua carreira na Rádio Bandeirantes de São Paulo, em 1941, aos 19 anos, onde atuou desde contrarregra até ator. Em 1945 transferiu-se para o Rio de Janeiro, na Rádio Tupi, voltando à São Paulo no ano seguinte, para a Rádio Cultura.

Em 1950 voltou à Tupi do Rio e em 1951 participou da inauguração da TV Tupi carioca. Na sua longa trajetória artística, marcou época apresentando no Rio e em São Paulo os programas Essa é a sua vida e O céu é o limite, precursor dos programas de perguntas e respostas, que nos anos 1970, chegou a atingir 84 pontos de audiência, algo sensacional na época. Comandou também outros tantos programas de sucesso.

Passou também pelas TVs Bandeirantes, SBT, Globo e Manchete. Quando faleceu, morava nos Estados Unidos e sua morte foi em decorrência de uma doença degenerativa nos pulmões. Em termos artísticos/culturais, Jota Silvestre e Anselmo Duarte dividem o mais alto patamar da história saltense.