Mesas de cavalete e seu design diferenciado

Qualquer mesa se faz útil. Os cavaletes, por sua vez, são diferentes, modernos e de baixo custo

Gabriela Prado

As mesas se fazem úteis para tudo. Desde realizar refeições e participar de reuniões profissionais, estas ganharam diversos designs e modelos no decorrer dos anos. Este item é necessário e pode ser ainda mais charmoso com apenas um item inusitado: cavalete!

As mesas de cavalete – tripé geralmente feito em madeira – se tornaram conhecidas após diversos influenciadores digitais e editores de revistas de decoração apostarem em divulgar a praticidade desses itens, mais conhecidos por serem usados em construções e obras, e deixá-los em destaque nos ambientes.

Em meados do século XVI, a mesa – do latim tabula (tábua) – passou a ter o visual diferenciado, já que construir a própria mesa, com cavaletes e uma placa de madeira, era mais barato e acessível do que comprar uma mesa convencional, com quatro pés acoplados ao “tampão” do móvel. Os cavaletes já eram muito utilizados para indicar obras ou para sustentação de outros objetos mais pesados. Quando se descobriu que estes serviam como ótimos pés para as mesas, passou a ser consagrado e muito adorado pelos decolovers.

Os cavaletes podem ser encontrados facilmente em lojas de materiais de construção e possuem um custo abaixo do valor das mesas já “prontas”. Os tampões para a mesa de cavalete podem variar. Madeira, vidro e acrílico podem ser utilizados. Portas também são escolhidas para fazerem o papel do tampão por serem mais resistentes e mais baratas. Para que você construa sua própria mesa de cavaletes, você precisará de:

  • Um tampão;
  • Dois cavaletes de madeira (MDF ou metal);
  • Tinta de sua preferência;
  • Verniz em spray (mais recomendado);
  • Lixa;
  • Pincéis e rolo.

 

Após ter em mãos todos os itens listados, verifique seu tampão e o encaixe, apenas de leve, nos cavaletes. A distância entre os cavaletes é uma escolha pessoal (é necessário, apenas, verificar se o peso do tampão ficará balanceado nos cavaletes). Faça o acabamento com verniz em spray seguindo as orientações na embalagem ou pintando da cor que preferir. Se necessário, lixe as beiradas do tampão para que este não fique áspero.

No caso de usar tinta, use um rolinho para dar melhor acabamento. Espalhe alguns jornais no piso para evitar sujeiras e comece os trabalhos para colorir sua mesa (tanto os cavaletes quanto os tampões podem somente serem envernizados. A cor crua da madeira também é tendência).

Para ajudar a fixar e amortecer o contato da mesa com o cavalete, colocar borrachinhas redondas de silicone entre eles é o recomendado. Basta colar no suporte antes de apoiar a mesa. É imprescindível, também, avaliar o peso que os cavaletes adquiridos suportam.

Fotos – Divulgação