Michel Temer vem a Itu para inauguração do novo vagão do Trem Republicano

Carro que leva o nome do ex-presidente (foi planejado para receber eventos, happy hours e até ciclistas (Fotos: Divulgação)

No próximo dia 18 de dezembro, o ex-presidente Michel Temer (MDB) estará em Itu para o evento de inauguração do quarto vagão da composição do Trem Republicano. O nome do advogado, professor, escritor e político brasileiro foi escolhido para batizar o novo carro por sua relevância para o Brasil e para a região. Michel Temer entrou para a história ao assumir a Presidência da República de maio de 2016 a dezembro de 2018.

O ex-presidente, nascido em Tietê/SP, tem uma relação pessoal com Itu. Ele foi professor fundador e diretor da Faculdade de Direito da cidade, onde trabalhou de 1969 a 1984. A cidade foi escolhida por ele para abrigar um acervo de memórias com mais de 76 mil itens.

O carro desenvolvido pela Serra Verde Express, está preparado para sediar eventos sobre os trilhos que cortam a região. No lugar de bancos, há mesas altas, no estilo bistrô; estrutura para chopeira, balcão, caixa térmica e até suportes para bicicletas e motos. Com as laterais abertas e sem janelas, o carro é bem arejado e amplo, com vista privilegiada da paisagem às margens da ferrovia.

“O vagão foi pensado exatamente para essa região que é quente, muito festiva e que tem muitos ciclistas. Ele possui um porta bikes móvel, que pode ser removido para os eventos que não tiverem bicicletas. É um carro que não tem assentos e sim mesinhas altas, o que permite fazer festas de aniversário e happy hours”, comenta Adonai Aires de Arruda, diretor presidente da Serra Verde Express.

Este será o quarto vagão do Trem Republicano que, desde dezembro de 2020, cumpre uma rota de 7,6 quilômetros numa viagem que dura aproximadamente 40 minutos. Os três vagões em operação, atualmente, têm capacidade para 140 passageiros. O novo carro poderá levar até 50 pessoas e já está disponível para reservas no site do Trem Republicano.

“Isso tudo para que a nossa imaginação flua e possa viajar, no sentido do tempo, com o Trem Republicano e que você leve o seu prazer e a sua alegria para passear ”, destaca Arruda. A concepção dos carros é assinada pela arquiteta Lucille Amaral. Além do vagão Michel Temer, existem os vagões Anselmo Duarte, Olímpia Fonseca de Almeida Prado e Prudente de Moraes.