Moradores do bairro Liberdade reclamam de excesso de velocidade de veículos
Recentemente, a reportagem do Periscópio foi procurada por um morador do bairro Liberdade, que preferiu não se identificar, a respeito de acidentes que estariam ocorrendo naquela região. De acordo com o reclamante, o excesso de velocidade estaria causando os acidentes. “Temo que algo mais grave aconteça”.
Os problemas estariam ocorrendo nas ruas Rio Amazonas e Rio Araguaia, que dão acesso à rodovias, locais em que também estão sendo registrados acidentes, segundo o morador.
Na Rua Rio Amazonas, há ainda uma clínica de nefrologia em que muitas pessoas aguardam atendimento, aumentando o tráfego naquela região. Algumas pessoas acabam aguardando atendimento do lado de fora e muitas vezes a travessia dos pacientes é dificultada, ainda segundo o reclamante.
A reportagem esteve no local nesta semana e conversou com alguns pacientes, que disseram não ter presenciado acidentes, porém “seria bom a implantação de lombofaixa para que os motoristas reduzam a velocidade”, destacou uma mulher que aguardava atendimento.
Outro paciente reclamou. “Os motoristas não respeitam, passam ‘voando’ por aqui. Tem lombofaixa na rua, mas é distante da clínica”, explica. A reportagem permaneceu por uma hora nos pontos reclamados, na manhã de quinta-feira (05). Durante o período, o tráfego não foi grande e não foi constatado excesso de velocidade e nem acidentes nos locais.
Diante das reclamações, o JP questionou a Prefeitura, que por meio de seu departamento de comunicação informa que os trechos, por se tratarem de vias estreitas, demanda cautela por parte dos condutores dos veículos, dizendo ainda que o Departamento de Trânsito comunica que, recentemente, houve a implantação de lombada no trecho e a revitalização completa da sinalização horizontal. Não há registro de acidentes no local.
Já sobre o acesso à rodovia, a Prefeitura enviou ofício ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) solicitando uma área de aceleração e desacelaração no cruzamento. O Periscópio também esteve em contato com a Delegacia Central de Itu, que também confirmou não haver registros de acidentes de trânsito nos pontos citados.