Mostra no SESI Itu traça panorama atual do cinema mundial

Primeiro filme, “O Verão Skylab”, será exibido gratuitamente nesta sexta-feira (30) a partir das 19h

sesi-cinema

A partir desta sexta-feira (30), os frequentadores do SESI Itu terão a oportunidade de conferir filmes premiados e pouco divulgados no circuito comercial brasileiro. Trata-se da mostra Cine SESI-SP no Mundo: Panorama Contemporâneo, que levará ao público oito produções cinematográficas produzidas em diferentes regiões do globo nos últimos 10 anos.

O primeiro filme a ser exibido será o francês “O Verão do Skylab”, de 2011, vencedor de dois prêmios, incluindo o Especial do Júri no Festival de San Sebastian. Dirigido e estrelado por Julie Delpy, o longa-metragem conta ainda com Bernadette Lafont e Emmanuelle Riva no elenco.       Em três anos de projeto e com nove mostras no portfólio, essa é a primeira vez que o projeto faz um recorte temporal e não regional para compor a lista de filmes que serão exibidos. Em todas as obras propostas pela curadoria do SESI-SP (também estão na lista os filmes “À Espera de Turistas”, “A Espuma dos Dias”, “A Lição”, “Diplomacia”, “Os Filhos do Padre”, “O Que Traz Boas Novas” e “Sr. Kaplan”), mais de 10 nacionalidades se encontram, mostrando a força das parcerias entre países para realização de filmes de sucesso de crítica na consolidação de um novo de modelo de negócios em que a coprodução é a norma no mercado cinematográfico.
Além do reconhecimento dos especialistas em festivais internacionais de cinema, as obras desse panorama contemporâneo apresentam excelente qualidade estética e presenteiam o público com histórias atuais. Entre dramas, comédias e comédias dramáticas, destacam-se conflitos como a convivência multicultural, a diminuição da natalidade e o aparecimento de doenças desconhecidas.

Os enredos são narrados a partir da visão de professores, padres, atores e diplomatas. Essas profissões, que não se alteraram tanto assim ao longo dos tempos, têm em comum a função de chamar atenção de todos para problemas complexos e a difícil missão de desenvolver temas ambíguos. Neste jogo de dois lados, a noção de certo e errado não está bem definida e nem todas as respostas estão assim tão prontas.

A mostra fica em cartaz até o dia 17 de novembro. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados em www.sesisp.org.br/meu-sesi. O SESI Itu fica localizado na Rua José Bruni, 201, São Luiz. Mais informações pelo telefone (11) 4025-7332 ou pelo e-mail camila.trombini@sesisp.org.br.