Museu Republicano recebe a “A História do Soldado” neste sábado

Foto: Divulgação

A Camerata formada por cordas, sopros e percussão da Orquestra Sinfônica da USP – OSUSP se apresenta neste sábado (23), às 11h, no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” (Rua Barão de Itaim, 140, Centro). Sob a regência de Wagner Polistchuk, “A História do Soldado” é tema de apresentação em formato camerístico.

Idealizada como um espetáculo cênico-musical, “A História do​ Soldado” foi composta por Igor Stravinsky em 1918, a partir do texto do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz, baseado em contos populares russos recolhidos por Alexander Afanássiev.

A peça busca exprimir aquilo que o ser humano é capaz de fazer em nome de seus desejos, vaidades e sede de poder, através da história de um soldado que vende sua alma ao diabo, simbolizada pelo único bem de valor que o protagonista traz consigo – seu violino. Os instrumentos utilizados representam as personagens que participam da história: soldado, princesa, diabo.

Para esse repertório, a Camerata OSUSP conta com a participação de Karen Hanaí (violino), Alexandre Miranda (contrabaixo), Tiago Garcia (clarinete), Mariana Bergsten (fagote), Amarildo Nascimento (trompete), Carlos Freitas (trombone) e Leopoldo Prado (percussão). O ator e diretor Luiz Eduardo Frin é o narrador e completa a formação como convidado especial.

A apresentação é aberta ao público e gratuita. Mais informações: (11) 4023-0240, menu 3, Serviço Educativo.