Mutirão do Emprego já atendeu mais de 500 pessoas em Itu
O Mutirão do Emprego segue até o próximo dia 17 de abril em Itu. A ação desenvolvida pela Prefeitura, porém, pode se estender, já que a Secretaria Municipal de Emprego e Trabalho tem recebido solicitações para efetivar esse mutirão em outros bairros que não foram atingidos nesta etapa.
Desde o início do mutirão, em março, até o dia 5 de abril de 2024, foram atendidos 519 desempregados, sendo 348 mulheres e 171 homens com idade média de 34 anos. Segundo o secretário Olavo Volpato, 50% dos desempregados saíram do PAT com carta de encaminhamento para possíveis vagas do mercado de trabalho para uma possível seleção. O total de contratações estarão disponíveis ao final do corrente mês.
A reportagem do JP entrevistou Olavo, que falou sobre como surgiu a ideia do mutirão. “Surgiu da necessidade de acabar com a informação de que em Itu não há empregos. O PAT tem uma média diária de 60 a 100 vagas disponíveis, nas mais diversas funções e qualificações, sempre de acordo com a necessidade do empresário local. O mutirão surgiu da necessidade de se procurar informações de quais funções a população está procurando vagas e não são encontradas, apesar do mercado ter em média 60 a 100 vagas disponíveis”, afirma.
De acordo com o secretário, essas 60 a 100 vagas estão disponíveis no PAT da Prefeitura e às vezes não são de conhecimento da população. “O mutirão está indo ao encontro a esses desempregados e está cadastrando-os, levando orientação de vagas disponíveis, a forma como deve se cadastrar”, afirma Olavo. O mutirão também orienta como o desempregado deve apresentar seu currículo e como se portar em entrevista.
O Mutirão do Emprego, segundo o secretário, foi concebido e coordenado por uma equipe que conta com João Pedro Januário (coordenador do SEBRAE e Projeto “Itu novo tempo”), Maria Fernanda Camargo (Coordenadora do PAT) e Vagner Fonseca (coordenador executivo do Projeto “Itu novo tempo”).
Sobre as críticas direcionadas ao mutirão, o secretário diz que o PAT não coloca desempregados em empregos, mas, sim, faz o encaminhando para vagas disponíveis desde que o candidato atenda às exigências do empregador, como nível escolar, horário de trabalho, qualificação para o cargo e aceite os valores de salário.
Além do mutirão, os desempregados podem procurar por vagas no PAT da Prefeitura e no PAT do Pirapitingui na Subprefeitura. “Na cidade há também muitas agências de emprego e entidades que representam a indústria, o comércio e o setor de serviços que divulgam vagas”, afirma Olavo.
Emprego em Itu
Recentemente, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostraram que o saldo de empregos na cidade de Itu segue positivo, com o mercado aquecido. De acordo com Olavo Volpato, os setores que mais estão empregando atualmente são os de construção civil, logística, vendas, comércio em horário vespertino e de final de semana.
“Nossa análise é de um futuro promissor às necessidades do mercado de trabalho, uma vez que o município irá receber, em breve, muitas vagas no setor de entretenimento e novas indústrias que necessitarão de vagas qualificadas”, afirma o secretário, que aponta que o desempregado deve procurar qualificação, pois sem qualificação o mercado é restrito e exigente.
“Buscar treinamentos disponíveis no CCI/ UNIT, SEBRAE, SENAI, SESI, SENAC e Sindicatos, que sempre divulgam qualificação gratuitas. O desempregado precisa ter qualificação, ninguém contrata aquele que não possui conhecimentos exigidos pela vaga disponível. Quanto ao primeiro emprego, o interessado deve procurar o CIEE no CCI, na Rua Barão do Itaim, e também pode recorrer ao PAT”, finaliza o secretário.
Confira os locais dos últimos dias do Mutirão do Emprego:
Dia 15 – São José – Salão Da Igreja – Rua Gagliano Micai, 530;
Dia 16 – PAT – Prefeitura De Itu – Av. Itu 400 Anos, Novo Centro, 111;
Dia 17 – São Judas Tadeu – Salão Da Igreja, Praça Júlio De Mesquita Filho, 45.