Nilson Gaspar participa de encontro de prefeitos eleitos
O prefeito eleito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PDMB), participou na terça-feira (29) da 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Campinas. O encontro, que contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), teve como objetivo debater as principais angústias municipais. Também participaram da reunião os prefeitos eleitos das capitais paulista e carioca, João Dória (PSDB) e Marcelo Crivella (PRB), respectivamente, além de outros 40 futuros governantes municipais.
Segundo Gaspar, a união dos prefeitos é importante. “Em 2017 teremos um ano difícil do ponto de vista econômico no Brasil e essa troca de experiência e a união dos prefeitos é muito importante neste momento”, relata. “Estamos em período de transição de governo, mas sabemos que Indaiatuba é uma cidade diferenciada e deverá apresentar superávit nesta mudança de ano, o que não deve ocorrer em grande parte dos municípios do Brasil”, relata.
No encontro, o governador do Estado falou a respeito das alternativas para enfrentar o cenário de instabilidade, de maneira conjunta, como a Proposta de Emenda à Constituição 233/16 (PEC dos Precatórios) e valores da multa do programa de repatriação. “A multa deveria ser paga em Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo de Participação dos Estados (FPE)”, disse. Na ocasião, Alckmin alertou que a saúde continuará sendo um nó nas administrações municipais, diante do envelhecimento da população, e da crescente judicialização.