No Pirapitingui, moradores reclamam da falta de água em manifestação

Manifestantes chegaram a atear fogo em materiais às margens da SP-79 (Foto: Arquivo pessoal)

Na noite da última quarta-feira (14), moradores da região do Pirapitingui fizeram um protesto em frente à Subprefeitura, por conta da falta d’água. De acordo com os manifestantes, apesar da CIS – Companhia Ituana de Saneamento ter determinado um rodízio no abastecimento de água no sistema de 24 horas, ou seja, um dia com abastecimento e outro não, eles estariam desde domingo (11) sem uma gota de água em suas torneiras.

Durante o protesto, manifestantes chegaram a colocar fogo em materiais, às margens da Rodovia Waldomiro Correa de Camargo (SP-79). De acordo com o apurado pela reportagem do Periscópio, além da região do Pirapitingui, outros pontos da cidade também estão sofrendo, de acordo com seus moradores, com a falta de abastecimento de água.

Ao conversar com uma moradora do Jardim Eridano na última quinta-feira (15), a mesma informou estava sem água em sua residência desde domingo (11), enquanto residentes do Jardim Bom Viver estariam sofrendo com a falta de abastecimento há mais de uma semana e do Jardim dos Ipês, há mais de dez dias.

Diante das reclamações, o JP questionou a CIS, que por meio de nota esclarece que o rodízio de abastecimento de água implantado na cidade de Itu tem sido cumprido conforme divulgação. “Tivemos, contudo, situações pontuais de abastecimento nos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água do Portal do Éden. São eles: Portal do Éden, Vila Martins, Alpes 1 e 2, Vila Vivenda, Condomínios City Castelo, Alphaville e Village Castelo”, informa a autarquia.

“A ETA Portal do Éden foi paralisada para ajustes no sistema de tratamento e manutenção de painéis elétricos desde o dia 11 de julho. Com isso, o abastecimento foi reduzido para os bairros – ou seja – foi feito em poucas horas. Também prestamos suporte com caminhões pipa nos bairros Portal do Éden e Vila Vivenda”, acrescenta.

Ainda de acordo com a nota, “referente ao abastecimento do bairro Cidade Nova –  pertencente ao Pirapitingui – a liberação da água foi feita conforme cronograma. No entanto, algumas ruas localizadas em partes mais altas demoram mais a receber a água. Também prestamos suporte com caminhão-pipa em locais com mais dificuldades”. 

Segundo a CIS, o mesmo suporte com caminhões também é feito nos bairros Bom Viver e Eridano. O Jardim dos Ipês é sempre abastecido pela rede nos dias de abastecimento, por pelo menos seis horas. A partir de segunda-feira (19), uma nova atualização do rodízio será feita, visando reduzir entraves de abastecimento das partes altas no Pirapitingui. Alguns bairros da região central também terão alteração. As novas informações sobre o rodízio podem ser conferidas em https://bit.ly/3BaNTab.