Nova varíola: confirmado 3º caso em Itu

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, contabilizou o terceiro caso da nova varíola em Itu. O paciente é um homem de 22 anos, que está bem e segue em isolamento domiciliar, de acordo com informações da Prefeitura de Itu prestadas à reportagem do JP.

A Prefeitura também informo que as duas pessoas previamente notificadas com a nova varíola já tiveram alta. O primeiro caso foi de um homem de 21 anos, confirmado no dia 19 de agosto. O segundo, outro homem de 37 anos, foi diagnosticado no início de setembro.

A nova varíola (Monkeypox) é um doença causada por vírus que pode causar febre, inchaço no pescoço, virilha ou ínguas, aparecimento de bolhas ou feridas na pele e/ou genitais. Os sintomas podem aparecer em média de 5 a 21 dias após o contato. A doença é transmitida principalmente pelo contato pele a pele ou roupas contaminadas, mas pode ser transmitida também por compartilhamento de objetos, contato com superfícies infectadas, beijo e relações sexuais.

Na suspeita, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde e usar máscara e roupas que cubram todas as lesões. De preferência, não usar transporte público, não frequentar bares ou festas. No caso confirmado, guardar repouso em quarentena até o desaparecimento das lesões, que duram entre 2 a 4 semanas.

Até o momento, não se dispõe de tratamento específico para a doença, com exceção graves que necessitam de internação. O manejo consiste primordialmente em manter as lesões sempre limpas e secas. Se houver necessidade, faz-se uso de medicamentos para controle de dor e febre, com prescrição médica.

Cuidados para casos confirmados:

• Tomar banho com sabonete líquido e secar bem as lesões;

• Não usar pomadas, cremes ou hidratantes;

• Não compartilhar toalhas;

• Não compartilhar roupas pessoais ou roupas de cama;

• Usar roupas que cubram as lesões para não as encostar em superfícies de contato, pois elas podem ser contaminadas por bactérias ou podem contaminar superfícies. Se isto ocorrer, limpar a superfície com álcool 70º e higienizar a ferida;

• Lavar (ou deixar de molho) as roupas pessoais e roupas de cama com água quente entre 60º e 90º graus ou com uma colher de água sanitária diluída a cada 1 litro de água

• Cuidado com os pets, pois eles podem se contaminar;

• Não compartilhar talheres, pratos e copos;

• Não compartilhar cigarros e outros objetos que vão à boca.