Novo reservatório de água da cidade terá capacidade para três milhões de litros

Anúncio oficial será realizado no dia de aniversário do município. Com isso, Itu terá um aumento de 11,5% na reservação de água.

Local em que será construído o novo reservatório, localizado na ETA do Rancho Grande/ Foto – Daniel Nápoli

No próximo dia 2 de fevereiro, quando a cidade de Itu comemora 408 anos de fundação, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), autarquia municipal que cuida da captação, tratamento e distribuição de água, realizará o anúncio oficial da construção de um novo reservatório de água tratada, que terá a capacidade para 3 milhões de litros. (Daniel Nápoli)

O novo reservatório, de acordo com informações da autarquia, ficará instalado na própria Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Rancho Grande, sede da CIS, que atualmente conta com uma capacidade total no local, de 7 milhões de litros.

Superintendente da CIS, Vincent Menu explica ao “Periscópio” a iniciativa. “No início, essa construção é para fazer uma manutenção em um outro reservatório que está em más condições e reformá-lo, e no final ampliar a capacidade de reserva na Estação de Tratamento, para melhorar o abastecimento da cidade”, explica.

Assim que o reservatório estiver pronto e o antigo estiver reformado e em condições de armazenamento, a Estação de Tratamento contará em seu espaço com a capacidade de 10 milhões de litros de água.

No entanto, de acordo com Vincent, há todo um processo a ser seguido. “Agora no dia 2 será anunciada essa obra. Acredito que em fevereiro mesmo seja iniciado o processo licitatório e, após isso, há o período de contratações e o das obras em si”, explica, sem dar um prazo para a entrega da importante obra para Itu.

O superintendente da autarquia reforça ainda a importância de tal construção. “Com a passagem do antigo reservatório para o novo durante a reforma, a ampliação, vamos deixar de perder água aqui na Estação e, com isso, já temos um ganho. Vai dar muito mais segurança na distribuição”, conclui Menu.

Segundo dados fornecidos pela CIS, hoje a cidade tem mais de 26 milhões de litros de reservação. Com os 3 milhões a mais, o aumento de reservação de água tratada será de cerca de 11,5%. Ainda de acordo com o que vem sendo falado pela CIS e pela administração municipal, boa parte da água tratada acaba se perdendo na rede de distribuição, que possui canos antigos.