O banho a seco do hamster

O pó do banho a seco é higiênico, prático e fácil de ser encontrado no mercado

Gabriela Prado

Os hamsters, além de pequenos e muito dóceis com os donos, precisam de banho, assim como todo animal. Mas o que pouca gente sabe é que o cuidado com o banho tem que ser extremo, pois se dado de forma incorreta pode colocar em risco a vida do pet.

Os hamsters têm mania de juntar ração e serragem – pó e lascas de madeira que ajudam a manter a gaiola do animal limpa – dentro de suas casinhas e até nos cantos das gaiolas, o que pode deixá-los com odor de urina e fezes, já que eles não têm um lugar, dentro da gaiola, definido para fazer as suas necessidades.

O banho do hamster deve ser seco, mas este também pode ser dado pelo próprio animal, já que ele se limpa sozinho. Há diversas opções de pó para banho no mercado. O ideal é sempre escolher o pó para limpeza que possua aroma neutro. Por ficarem muito tempo dentro de suas casinhas, muitas vezes os hamsters ficam com forte odor de urina, o que pode incomodar os donos da casa. Para que o seu hamster fique limpo e cheiroso, é necessário que seja colocada dentro da gaiola dele uma bacia ou pote – específicos para o banho do hamster – com o pó de banho seco para que o hamster, sozinho, entre nela e “se lave”. Caso o hamster não se limpe sozinho, você pode pegar o pó e espalhar pelo corpo dele, massageando suavemente em movimentos circulares. Após a limpeza, o excesso de pó que ficar no corpo do pet será retirado por ele próprio.

Antes de qualquer decisão sobre banho no hamster, é ideal que um profissional veterinário seja consultado. Para que o seu pet fique sempre limpo e cheiroso, também é ideal que a troca da serragem seja feita, no mínimo, duas vezes por semana. O banho com água pode ser dado em algumas espécies de hamsters, mas é ideal que essa dúvida seja sanada com algum profissional veterinário. Na maioria das espécies de hamsters, o banho a seco é o ideal e deve ser dado conforme necessidade.