O cooperativismo em Itu e a sua importância

A Cooperativa Agrícola Mista de Itu, que foi fundada em 1949, estando em pleno funcionamento, portanto, há 74 anos e foi criada com o intuito de adquirir produtos de uso agrícola, matérias primas, máquinas e utensílios aos associados e população em geral (Foto: Divulgação)

Neste sábado (1º) comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Embora a data oficial tenha sido criada em 1994, desde 1923 a celebração foi instituída com a celebração por parte da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O Dia Internacional do Cooperativismo comemora-se no primeiro sábado de julho de cada ano.

O cooperativismo tem como conceito trabalhar em conjunto, em cooperativas, visando se juntar em torno de um bem comum, criando mais força para reivindicações. Na cidade de Itu, estão instaladas algumas cooperativas. A mais antiga cooperativa em atividade de Itu é a Cooperativa Agrícola Mista de Itu, que foi fundada em 1949, estando em pleno funcionamento, portanto, há 74 anos.

Ela foi criada com o intuito de adquirir produtos de uso agrícola, matérias primas, máquinas e utensílios aos associados e população em geral. Hoje é uma das maiores lojas agropecuárias na região, com um estoque que ultrapassa dez mil produtos. E, antenada com a modernidade, foi criada no final de 2022, uma loja online, com mais de cinco mil produtos cadastrados. Com isso não apenas os produtores de Itu e região, como de todo o país podem se utilizar dos produtos.

O atual presidente, Dr. Eduardo Silveira Arruda diz que “já no início da década de 1940, existia a Associação Rural de Itu. A atual cooperativa foi fundada por 194 produtores rurais, que se uniram objetivando manter um estabelecimento comercial onde pudessem adquirir produtos e insumos para a produção agrícola em suas propriedades rurais”.

Ele orgulha-se de que até hoje “permanece a missão de fortalecer a atividade rural e o objetivo de atender as necessidades dos cooperados filiados que hoje são 2.665”.

O presidente destaca uma curiosidade. Durante uma das reformas feitas no prédio, foi encontrada numa parede a seguinte frase, ainda dos primórdios da cooperativa e que ainda hoje é atual: “O Brasil será o que for a sua agricultura”.

Força na saúde

Na área da saúde, uma das mais expressivas forças do cooperativismo é a União dos Médicos – Unimed, fundada em Santos/SP, em 1967, experiência que nasceu da iniciativa de Edmundo Castilho, ginecologista obstetra e mais um grupo de médicos. O sucesso da Unimed Santos levou ao crescimento, surgindo diversas cooperativas médicas inicialmente pelo interior paulista e depois em outros estados.

Atualmente o Sistema Unimed espalha-se por 84% do território nacional, com mais de 340 cooperativas médicas, 177 mil médicos cooperados e 18 milhões de beneficiários. A região conta com a Unimed Salto/Itu, que já chega a 35 anos de atuação e que tem como diretor-presidente Dr. Arnaldo Passafini Neto.

Em junho de 2022 um novo e moderníssimo hospital foi inaugurado, com maternidade, centro cirúrgico e UTIs neonatal, pediátrica e adulto entre outros, localizado na Rodovia da Convenção.

Força financeira

Instituição financeira cooperativa, a Sicred está em Itu por meio da Agência Sicredi Fronteiras PR/SC/SP há 15 anos. O gerente Rogério Rojo Garcia comentou sobre a importância do cooperativismo. “Colaboração de pessoas, unidas por meio de um interesse em comum, é o conceito chave do cooperativismo, sendo ele, uma organização onde todos são donos do próprio negócio, e ambiente no qual as propriedades são as pessoas”.

Time dos colaboradores do Sicoob Crediguaçu em Itu (Foto: Divulgação)

Já o Sicoob, enquanto Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, está há mais de 25 anos no mercado e atua na elaboração, desenvolvimento e padronização dos produtos e serviços financeiros que atendam às necessidades dos mais de 7 milhões de associados de centenas de cooperativas do país. A Crediguaçu é uma delas e sua fundação data antes mesmo do Sicoob existir. Como cooperativa singular, ela iniciou suas atividades em 1992.

“O Sicoob Crediguaçu chegou a Itu no ano de 2015 em um prédio na Vila Nova. De lá até aqui muita coisa mudou e com a confiança dos associados que acreditam em nosso trabalho e recomendam a Cooperativa para outras pessoas fomos crescendo cada vez mais. Hoje estamos instalados em uma nova e moderna agência na Rua Santa Rita, 866, no Centro da cidade, e muito felizes em oferecer as melhores soluções financeiras aos cooperados”, explica a gerente Cleusa Adriana Membrive.

“Oferecemos um trabalho diferenciado em comparação às instituições financeiras tradicionais, com diferenciais que só o sistema cooperativismo possui e que vai de encontro às expectativas e necessidades dos associados”, destaca Cleusa que comenta ainda sobre a

Cleusa Adriana Membrive é gerente do Sicoob Crediguaçu em Itu (Foto: Divulgação)

importância do cooperativismo. Toda ação de cooperação é importante para a comunidade. Os princípios que movem esse modelo de negócios objetivam o desenvolvimento das pessoas, a prosperidade e o compartilhamento de resultados”.

“O associado de uma cooperativa não é um mero cliente, ele é dono e sendo dono tem direito a voz e voto unindo forças com outras pessoas. É nítida e expressiva a diferença de localidades que contam com as cooperativas daquelas que não possuem”, acrescenta a gerente. O time de colaboradores do Sicoob Crediguaçu em Itu é composto por sete pessoas que possuem vasta experiência no mercado financeiro e aptos para atender da melhor maneira os associados.

“Estou no mercado financeiro há 35 anos e muito satisfeita em fazer parte de uma cooperativa como a Crediguaçu. Poder fazer algo pelas pessoas, cooperar com elas e ver o crescimento das empresas é que nos move. Tudo isso é contagiante”, acrescenta Cleusa.

 “O mais bonito no movimento do Cooperativismo é ajudar a transformar o mundo e a realidade de muita gente, impactando positivamente no desenvolvimento das comunidades onde atua como aconteceu aqui em Itu”, conclui a gerente.