O escotismo e sua atividade em Itu

Escoteiros do Grupo Utu-Guaçu durante um dia de atividades em sua sede/ Foto – Daniel Nápoli

Na última terça-feira (23/04) foi comemorado o Dia Mundial do Escoteiro. Em todo o mundo, foram realizadas homenagens aos mais diversos grupos de escotismo.Atualmente, a cidade de Itu conta com dois grupos do gênero em atividade.

O mais antigo deles é o Utu-Guaçu. Fundado em 29 de novembro de 1970 por Atinilo Guimarães, Celso Calegari, Egídio Bianchi e AlírioStipp, o Grupo Escoteiro Utu-Guaçu, atualmente presidido por Yara Nápoli, é o mais antigo em atividade no município, contando atualmente com 100 membros.

Ex-presidente do grupo classificado por três anos consecutivos como Padrão ouro, Fernando Nápoli comenta sobre a importância de se fomentar o escotismo. “É muito importante levar às crianças o conhecimento do que é o escotismo e depois disso, incentivá-las, passar esses valores que podem ser transmitidos para as demais pessoas da família”, relata.

O segundo grupo existente no município é o Domingos Fernandes, que foi fundado em 18 maio de 2001 pelos irmãos Carlos Alberto e Mário César Guimarães Battisti, com sua assembleia de fundação, ocorrendo na sede da Associação Pró-Melhoramento dos Bairros do Leste (Assomeba), no Bairro Brasil, local em que permanece até os dias atuais.

Aos interessados em conhecer o trabalho dos grupos na cidade, o Utu-Guaçu está localizado na Rua Arquiteto Márcio João de Arruda, 310, Novo Centro e está aberto aos sábados a partir das 15h, enquanto que o Domingos Fernandes está situado na Rua Rio Grande do Sul, 368, Bairro Brasil, com as atividades ocorrendo aos sábados, das 14h30 às 17h. (Daniel Nápoli)