O médico do seu pet

Hoje se comemora o Dia do Veterinário (9 de setembro) e este profissional tem o objetivo de cuidar e dar aos donos dos pets todo o suporte necessário para o cuidado dos mesmos.

Assim como as pessoas, os bichinhos também precisam de cuidados e de quem preste assistência médica a eles em casos de necessidade.      Os veterinários realizam desde uma simples medição de febre a cirurgias minuciosas nos animais.

A medicina veterinária surgiu em meados do século XVIII a.C., quando o homem primitivo começou a domesticar o primeiro animal. Mas a medicina veterinária moderna teve origem em 1762, quando Claude Bourgelat criou, na França, a primeira Escola de Veterinária. No Brasil, em 1933, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no país, entretanto os cursos da profissão já existiam desde 1910.

Assim como a medicina “comum” – para humanos –, a medicina veterinária tem diversos setores, cada um destinado aos diferentes tipos de animais. A seguir, você confere todos os tipos de veterinária existentes. É importante ressaltar que seu bichinho, independente de idade, raça ou tipo, precisa sempre passar com veterinários para vacinações e recomendações.

 

Veterinária para animais de estimação e de pequeno porte

Os bichinhos de estimação mais comuns são os gatos, os cachorros e os peixes. Mas isso não quer dizer que outros animais não se tornem parte integrante da família também. Há também as tartarugas e os roedores pequenos, que acabam se tornando membros da família humana.

A medicina veterinária para os animais de estimação visa assistir cachorros, gatos e, em alguns casos, pássaros mais “dóceis”. Procedimentos como vacinação, exames de sangue, de pelo – quando o veterinário analisa o pelo do animal para verificar queda ou enfraquecimento a fim de detectar anomalias – e radiografia, por exemplo, só devem ser feitos por profissionais veterinários.

Há poucos casos em que os próprios donos podem realizar procedimentos médicos nos bichinhos. Dar soro, vacina ou fazer talas em articulações dos animais são alguns dos procedimentos que você pode fazer com seu bichinho após consulta e aprovação do veterinário.

 

Veterinária para animais de grande porte e animais silvestres

Bois, vacas, cavalos, burros e até algumas espécies de cabras e ovelhas são da categoria “grande porte”. Fazendeiros, agricultores ou até mesmo criadores de animais de grande porte devem sempre consultar profissionais qualificados para assistir estes animais, já que os cuidados nem sempre são os mesmos para todos os animais.

Os animais bovinos, equinos, suínos e aprinos podem ser usados para a atividade pecuária, de leite ou de corte, e mesmo assim precisam de cuidados, pois os donos acabam se apegando, assim como se apegam a animais menores. O veterinário existe para que os cuidados e manuseio dos animais seja feito de forma correta e benéfica para os animais.

Os animais de grande porte não demandam tanto cuidado quando se trata de ambiente, por exemplo, mas mantê-los em ambientes mais “naturais” faz diferença. A higiene destes também deve ser levada em consideração, especialmente para os cavalos que participam de competições e exibições. A alimentação dos animais deve ser baseada em estudos nutricionais – o veterinário também tomará conta dessa parte.

Os animais silvestres são aqueles que vivem onde nasceram, como é o caso de girafas, leões, elefantes e peixes, por exemplo. Estes nasceram na vida animal e aprenderam a se virar, mas isso também não quer dizer que não necessitem de cuidados veterinários.

Estes precisam de assistência médica – com menos frequência do que os animais domésticos e de fazenda – e também são muito estudados pelos veterinários.

Aves, peixes e roedores

Engana-se quem acha que veterinário só cuida de cão, gato e cavalo. A fauna é imensa – ainda mais no Brasil – e possui grande variedade de animais.

Os roedores, as aves e os peixes precisam de cuidado e atenção. O médico veterinário sempre informará ao dono sobre os métodos de limpeza, alimentação e comportamento na hora de cuidar do pet. Independente da escolha do seu bichinho, lembre-se sempre de realizar consultas periódicas com o veterinário e sempre perguntar em caso de qualquer dúvida. (Gabriela Prado)