O que muda com o atendimento digital em Cabreúva

Servidores públicos substituíram o balcão de atendimento pelo computador para oferecer mais rapidez e transparência nos serviços (Foto: Reprodução/Prefeitura de Cabreúva)

A transformação digital que está sendo realizada em Cabreúva deve trazer mais agilidade na solicitação e tramitação dos processos da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos do município.

A partir de agora moradores e profissionais da construção civil não precisam mais ir à prefeitura para solicitar seis tipos de serviços. O atendimento está sendo realizado pela plataforma chamada Aprova Digital.

O objetivo é modernizar e agilizar a aprovação de projetos na área da construção civil e de outros serviços oferecidos pela prefeitura. Entre os serviços tramitados de forma 100% digital já estão liberados:

  • Renovação de Alvará
  • Aprovação de Projeto e Alvará
  • Certidão Habite-se
  • Certidão de Uso e Ocupação do Solo e Manifesto Ambiental
  • Autorização para Corte de Árvore Isolada
  • Autorização para Poda de Árvore Isolada em Área Urbana

Em menos de um mês de funcionamento da plataforma, 110 processos já foram protocolados de forma online. A nova forma de solicitação é aplicada para todos os protocolos feitos desde 19 de setembro.

Cerca de 40 processos físicos ainda estão em andamento no Município e as análises não serão prejudicadas com a implantação do novo sistema. Segundo a engenheira civil da Prefeitura de Cabreúva, Valéria Ferreira, os processos físicos seguirão no processo de análise sendo concluídos em breve.

Valéria diz que a mudança é extremamente importante para acelerar a análise de processos e emissão de documentos aos profissionais da construção civil, mercado que tem se mostrado bastante aquecido nos últimos tempos.

“Com a alta demanda, os processos mais simples para a construção de residências e edificações comerciais chegaram a demorar 90 dias para a primeira análise. Com o Aprova Digital, a Certidão de uso do Solo, por exemplo, já foi emitida em dois dias e o Habite-se, em sete dias”, comenta a engenheira.

O arquiteto e idealizador da plataforma, Marco Antônio Zanatta, explica que uma outra vantagem é a extinção de arquivos, armários e salas superlotadas de protocolos físicos, uma vez que o sistema faz essa atividade na nuvem. 

“Os processos digitais acabam com problemas comuns no funcionalismo público, como o extravio de documentos, além de armazenar os processos com a transparência e segurança necessárias”, reforça.

A digitalização e automação dos processos da Prefeitura de Cabreúva devem ser aplicadas em outros serviços ofertados à população para garantir agilidade no atendimento.

“Nossa meta é tornar os processos cada vez mais ágeis, diminuindo as burocracias e deixando tudo mais transparente, afinal, os profissionais podem acompanhar cada etapa do andamento”, ressalta o secretário de Obras, Maxwell Cavalcante.

Como utilizar o sistema em Cabreúva

A plataforma digital substitui o requerimento do cidadão e o trabalho de análise do servidor municipal realizados de forma física e manual.  Interessados em conhecer e aprender a usar a plataforma digital podem assistir o treinamento no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=uWUJRnmtmMg 

E para utilizar o sistema basta acessar https://cabreuva.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito na plataforma, que também disponibiliza suporte técnico em horário comercial para auxiliar os usuários.