Ocorrência policial no São Luiz resulta em acusações de agressões

No último sábado (24), uma ocorrência no bairro São Luiz, em Itu, gerou diversos comentários nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Em áudios que circulam pelo WhastApp, a sobrinha de um idoso de 61 anos diz que a Polícia Militar teria invadido a casa de seu tio, que é doente, e o agredido, assim como seu primo. “Ele sempre foi trabalhador, assim como seus filhos e toda a família”, relata.

Ainda de acordo com a familiar, seu primo, que também teria sido abordado, não mora com o pai e só estava ali, na garagem, arrumando o carro, quando teve início a ocorrência. A mesma teria sido iniciada após as autoridades terem recebido uma denúncia anônima, dando conta de um homem que estaria andando por aquela região, portando uma arma de fogo.

A sobrinha destaca que seu tio e seus familiares sempre foram muito tranquilos e que a denúncia que levou os policiais até a casa não tinha nenhuma relação com eles. A mulher destacou ainda que seu tio e primo teriam sido agredidos sem motivo, além de terem a casa revirada. A reportagem do Periscópio por diversas vezes tentou contato com o idoso para obter sua versão dos fatos, porém não obteve retorno até o fechamento desta edição.

O JP também esteve em contato com o 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior e a mesma informa, por meio de informações registradas em boletim de ocorrência, que sua equipe de Força Tática havia sido acionada para averiguação de uma atitude suspeita, dando conta de que um indivíduo sem camiseta, com tatuagens e de bermuda, estaria em desinteligência e possivelmente armado em uma rua do bairro São Luiz.

A equipe então efetuou patrulhamento, quando teria avistado um indivíduo nas características informadas, na condução de um veículo. Ao ser iniciada a abordagem, o indivíduo não teria obedecido às ordens dos policiais e resistiu, sendo auxiliado por seus familiares, que também teriam oferecido resistência e partiram em direção aos policiais com o objetivo de evitar a abordagem.

Ainda de acordo com os registros de boletim de ocorrência, durante a tentativa de abordagem o indivíduo teria empurrado e desacatado um dos PMs, proferindo palavras de baixo calão, sendo necessário o “uso racional da força para a contenção e quebra da resistência para algemamento”. Após a contenção, foi realizada a busca pessoal ao indivíduo. No bolso da bermuda foi encontrada uma porção de substância similar à maconha e papeis utilizados para a confecção de cigarros. 

Na sequência, um dos policiais foi promover buscas no veículo, quando teria sido agredido com um soco no rosto pelo idoso, pai do averiguado, que também precisou ser contido e algemado. Os indivíduos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nossa Senhora Aparecida e posteriormente ao Plantão Policial.

Segundo a PM, o escrivão disse que a delegacia não possuía meios para registro da referida ocorrência naquela data, pois estava sem conexão com a internet. A delegada foi cientificada dos fatos e optou por registrar os fatos no próximo dia útil e liberou as partes da ocorrência.

À meia-noite de domingo (25), foi solicitada a presença da equipe da Força Tática na Delegacia de Polícia para a elaboração da ocorrência, coma a elaboração sendo de natureza de drogas para consumo pessoal sem autorização ou em desacordo/resistência/desacato.

O 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Itu, informou ainda que instaurou procedimento interno com o objetivo de apurar se houve excesso na conduta dos policiais envolvidos na citada ocorrência.