Oficina “Saberes do Samba de Bumbo” inicia série de encontros no Museu da Energia de Itu

Primeira parte da oficina será ministrada pelo educador João Mário Machado (Foto: Paula Rodrigues/Divulgação)

Neste sábado (11), tem início a primeira oficina intitulada “Saberes do Samba de Bumbo”. A oficina ocorrerá no Museu da Energia de Itu, das 13h às 17h, e é voltada para a formação do grupo de Samba de Itu. O encontro é uma oportunidade para conhecer as tradições e ritmos que envolvem essa manifestação cultural muito presente em Itu durante a primeira metade do século 20 e que está sendo resgatada.

Aberto à comunidade e ao público interessado, o encontro será presencial e gratuito. As vagas são limitadas, por isso é recomendado garantir lugar antecipadamente por meio do cadastro: https://bit.ly/4drZxAN.

A oficina será dividida em dois blocos, com o primeiro sendo ministrado pelo educador João Mário Machado. Em seguida, mestres e mestras dos grupos tradicionais do Samba de Bumbo de São Paulo compartilharão seus conhecimentos, dividindo memórias afetivas e práticas que enriquecem essa expressão artística.

Este primeiro encontro marcará o início de uma série de quatro eventos que ocorrerão no Museu da Energia de Itu. As datas das próximas oficinas são: 01/06, 15/06 e 13/07. Cada encontro será uma oportunidade de aprofundar conhecimentos com a cultura do Samba de Bumbo. As dúvidas poderão ser tratadas por meio do WhatsApp (11) 99784-3262 ou e-mail sambadebumbodeitu@gmail.com.

O Projeto Samba de Bumbo de Itu foi viabilizado pela colaboração da Fundação Energia e Saneamento e do Museu da Energia de Itu, com apoio da emenda parlamentar da deputada estadual Monica Seixas. O projeto “Samba de Bumbo em Itu” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *