Operação da Toyota em Indaiatuba será suspensa entre dias 13 e 22 de outubro

Modelo Toyota Corolla sedã é produzido na fábrica da montadora japonesa em Indaiatuba (Foto: Divulgação/Toyota)

A Toyota do Brasil informou na última semana que realizará nova suspensão temporária da produção em sua fábrica localizada na cidade de Indaiatuba, onde o modelo Corolla sedã é produzido, entre os dias 13 e 22 de outubro de 2021.

“Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, uma nova parada é inevitável”, informa a montadora em nota.

A Toyota ainda informa que os colaboradores afetados pela paralisação entrarão em férias coletivas neste período, com o retorno às atividades programado para o dia 25 de outubro. As demais unidades da Toyota no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo, Porto Feliz e Sorocaba, permanecem com suas atividades normais.

Em agosto a Toyita também suspendeu a produção em sua fábrica de Sorocaba, onde são produzidos os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação). A unidade de Porto Feliz, responsável pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do Yaris e Etios e do propulsor 2.0L TNGA do Corolla e Corolla Cross, também foi parcialmente afetada na oportunidade.

 Em compensação, a marca japonesa anunciou neste mês que sua planta de Sorocaba começará a produzir em três turnos a partir de janeiro de 2022. A iniciativa tem como objetivo aumentar a produção dos modelos lá fabricados, atendendo à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina e faz parte da estratégia de crescimento sustentável da Toyota, além de confirmar seu comprometimento com o país, apesar dos desafios que toda a indústria enfrenta por conta da pandemia. 

A decisão da Toyota em operar 24 horas em Sorocaba elevará em 25% seu volume de produção anual, de 122 mil unidades para 152 mil, o que também contribuirá para atender a maior oferta de produtos da empresa no Brasil e na América Latina, principalmente impulsionada pelo excelente desempenho do Corolla Cross, o primeiro SUV da marca produzido no país e comercializado em 22 países da região.

 Serão cerca de 450 novas vagas para a unidade de Sorocaba e cerca de 50 outros postos de trabalho distribuídos nas outras unidades da Toyota no país. A geração de empregos também impactará a cadeia de fornecedores da Toyota, que prevê contratação de 350 novos colaboradores para atender ao aumento de volume.