Organizadores celebram êxito do Interfoto 2021

Quase todas atividades foram gravadas  e estão disponíveis no canal do festival no YouTube (Foto: Reprodução)

Os organizadores do Interfoto Itu 2021 estão em comemoração. O motivo: o êxito do festival como um todo, beleza dos trabalhos que compuseram as exposições, nível dos palestrantes e temas escolhidos, e a aceitação do público, que prestigiou e participou das mais de 15 atividades realizadas de forma online.

“Estávamos um pouco apreensivos justamente pelo novo formato, diferente de todas as outras edições que tínhamos feito. A cada palestra era uma alegria para nós também como espectadores. Tivemos muita interatividade e sucesso junto ao público, apesar das dificuldades inerentes à pandemia. Foi lindo, num momento difícil pelo qual estamos vivendo, termos essa oportunidade, de resiliência da cultura”, afirmou Carlos Marien, organizador do festival.

O sucesso da edição também foi comentado por palestrantes. Renan Nakaro e Alex Gimenez, que participaram do evento em 2019 e desta com três palestras, teceram elogios: “O festival veio como um suspiro, para renovar as esperanças, os conhecimentos. Parabéns pelas exposições. É muito bacana e importante esse espaço para mulher na história da fotografia. Esperamos que a pandemia acabe de vez. Sentimos falta da troca pessoalmente, mas acho que conseguimos atingir nossos objetivos no formato online”, disse Nakaro.

Rodrigo Zugaib, da Full Frame Escola de Fotografia e idealizador e coordenador do Fotoclub Bulb f/22, que esteve presente também em edições passadas, fez questão de comentar durante a live de encerramento: “Parabéns a todos. Achei um festival de muita coragem… É um grande símbolo de resistência da cultura, dos artistas e não vamos deixar isso aqui morrer. Espero que no próximo ano possamos dar um abraço coletivo, de muita festa mesmo”.

Elogios também partiram do público, que se manifestou durante e após as transmissões. “O Interfoto Itu é um festival incrível! Em 2019 foi o melhor festival de fotografia que eu fui. Este ano também foi incrível”, disse Edna Costa, que prestigiou diversas palestras. Marcia Ulls foi além: “Tenho um pedido! O festival podia durar mais… pelo menos um mês!”. Cida Cardoso, também deixou seu recado: “Parabéns a toda equipe organizadora e até 2022 ao vivo”.

Interfoto 2021

O festival, consolidado como um dos melhores de fotografia do país, foi aberto na noite do dia 21 com programação até o dia 25 de julho. A pedidos, o período das quatro exposições que podem ser vistas presencialmente no Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 492, Centro) foi estendido até o dia 31 de julho. O horário de visitação é de segunda a sábado, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Todas atividades foram gravadas (com exceção de apenas uma oficina) e estão disponíveis no canal do festival no YouTube (Festival Interfoto Itu). Interessados que não tiveram a oportunidade de acompanhar as lives poderão acessá-las a qualquer momento.

O Interfoto Itu 2021 teve como temática “O Olhar feminino” e teve obras apenas de mulheres fotógrafas. O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC). Conta com o patrocínio da Canson, Antares Imagens e apoio de diversas empresas regionais. A equipe já planeja o formato da próxima edição. Caso a pandemia tenha acabado, a ideia é realizar um festival híbrido, disponibilizando participação presencial e online.