Organizando sua casa
Além da praticidade, ter um ambiente organizado é essencial para a qualidade de vida e produtividade
Beatriz Pires
Nem todo mundo tem o dom da organização ou mesmo tempo e paciência para conseguir colocar as coisas no lugar. Por isso, existem personal organizers, profissionais especializados no assunto.
O trabalho de um personal organizer não consiste apenas em “arrumar a bagunça” e sim em organizar o ambiente de maneira inteligente, utilizando técnicas específicas para deixar as roupas, acessórios, objetos, documentos, dentre outros itens, fáceis de serem encontrados e que ocupem o mínimo de espaço.
A organização, tanto da casa quanto do ambiente de trabalho, é essencial para manter o conforto e bem-estar de todos, além de aumentar a praticidade, economia e produtividade. Quanto mais o ambiente estiver organizado, menos tempo você gasta desnecessariamente, podendo aproveitar para realizar outras atividades.
As personal organizers Luciana Miglioranza e Luciane Rampani, da Lu e Lu Personal Organizers, organizam diversos tipos de ambientes e até malas de viagem. “Fazemos qualquer tipo de organização dentro de uma casa ou um espaço específico como closet, despensa, louceiro, roupeiro, lavanderia, quarto de bebê, organização de mala de viagem, fotos e até a casa inteira como uma mudança”, explica Luciana.
Outro item que costuma dar muita dor de cabeça principalmente na hora da arrumação são os documentos. É papel que não acaba mais e, às vezes, nem sabemos de onde surgiram. Luciana e Luciane contam que realizam o trabalho de acordo com a necessidade do cliente. “Separamos tudo por categoria para depois fazer a triagem do que deverá ser arquivado e o que deverá ser descartado, em função da temporalidade de cada documento. Nunca descartamos nada, apenas orientamos ao cliente o que pode ou não ser descartado e o cliente que faz o descarte”, ressalta Luciane.
O diferencial no serviço delas é, acima de tudo, o talento para organizar que as acompanham desde sempre. “Além do curso que fizemos na OZ para capacitação da profissão, acredito que o nosso diferencial é que organizar sempre fez parte das nossas vidas, não aprendemos organizar no curso, somos organizadas por natureza”.
Além disso, Luciana e Luciane trabalham com técnicas que facilitam a organização, garantindo a funcionalidade do local com a utilização de organizadores para facilitar o armazenamento, identificação, dobras padronizadas com uso de gabarito, entre outros métodos.
Dicas de organização
Para começar a se organizar, é necessário que seja feita uma grande revisão de tudo o que se tem. “A dica que damos é que a pessoa comece fazendo um descarte, veja o que não te serve mais, o que precisa ser consertado, o que não tem mais a ver com o seu estilo, o que não tem mais utilidade, assim já vai eliminar muita coisa e provavelmente liberar muito espaço dentro dos armários”, afirma Luciana.
O segundo passo é categorizar os itens e utilizar ferramentas para auxiliar na distribuição e organização. “Use utensílios organizadores, como caixas e colmeias, assim ficará mais fácil de guardar e voltar para o lugar”.
Uma das grandes dificuldades após a organização é manter a mesma posteriormente. Para isso a dica é simples, porém é necessário criar o hábito para executá-la sempre. “Para manter-se organizada, a dica é sempre voltar as coisas para o seu devido lugar, por isso a importância da categorização e da identificação. Verifique sempre antes de guardar seu objeto se ele está útil para o uso, assim evitará que utilize o espaço com coisas que não lhe são úteis. A organização pode transformar a vida das pessoas, pois você economiza tempo e dinheiro”, declara Luciana.
Cinco dicas para se organizar
Além da organização da casa e de outros ambientes, a organização da rotina também é muito importante para a otimização de tempo e qualidade de vida. Confira algumas:
- Desenvolva hábitos positivos
Rotinas estabelecidas por hábitos positivos ajudam você a manter a organização em dia, com motivação e disciplina;
- Use uma lista de tarefas
Cada um sabe qual é a melhor maneira de se organizar: com agendas, listas ou cronogramas, etc. Você também pode utilizar notas autocolantes na geladeira ou espelho ou aplicativos e alarmes no celular;
- Planeje e evite o estresse
Um calendário também é uma ótima maneira de se organizar e evitar o descumprimento de prazos ou outros imprevistos;
- Use checklists
Checklists são ótimos para organizar os mais diversos tipos de tarefas. Por ser visual e possibilitar que você enxergue o que já foi feito ou o que ainda falta fazer, facilita na organização;
- Organize seus pensamentos
Escreva tudo aquilo que você está pensando, especialmente aquilo que deve ser feito com mais urgência e organize sua mente internamente para conseguir organizar seus bens externamente.