Os benefícios da babosa para tratamento de pele e cabelos

A planta também ajuda no combate da queda de cabelos e é grande aliada contra as queimaduras solares

Durante um bom tempo, a babosa foi muito popular no tratamento do cabelo, principalmente por sua ação hidratante. Com o desenvolvimento da indústria dos cosméticos, a babosa e seu uso “in natura” ficaram meio esquecidos.

A planta denominada cientificamente Aloe Vera faz parte da composição de variados produtos, tanto para a pele como para os cabelos. Também na indústria farmacêutica, a Aloe vera, ou babosa, tem o seu valor.

A planta também tem sido consumida via oral, através de sucos e cápsulas que prometem tratar o corpo de dentro para fora. Alguns nutricionistas brasileiros já aderiram à novidade e tem receitado aos seus pacientes. Mas antes de consumir a babosa, é necessário verificar se esta não é venenosa e consultar um especialista para isso.

A babosa é originária da África e também é chamada de Lírio do Deserto. Esta é uma planta resistente e suas folhas chegam a medir 75 cm de comprimento, pesando cerca de 2 kg cada folha. Elas são recheadas de polpa viscosa e transparente – parecida com uma gelatina – e é aí que residem todas as propriedades benéficas para a pele e cabelos. A “gelatina” da babosa in natura só deve ter uso externo e nunca ingerida. As mulheres grávidas ou em período de amamentação também não devem usar a babosa, nem mesmo externamente.

A Aloe vera é cicatrizante, antioxidante e revitalizante, sendo muito usada contra a queda de cabelos. A babosa é muito usada como uma máscara capilar caseira. A substância também é rapidamente absorvida pela pele e auxilia na nutrição, hidratação e rejuvenescimento, já que estimula a produção de colágeno. A seiva gelatinosa da babosa também é muito boa para passar em queimaduras de sol, mesmo após o uso de protetor solar.

Além dos benefícios já citados, a babosa auxilia a controlar a oleosidade, remove as células mortas, combate o envelhecimento e as manchas da pele. A fórmula é sempre a mesma: fazer um creme misturando a “gelatina” com um pouco de água e aplicar na pele, de manhã e à noite.

 

Faça sua máscara capilar de babosa

Corte uma folha da babosa bem rente ao caule. Com uma faca afiada, livre-se das fibras verdes que recobrem a polpa. Com uma colher, raspe a parte gelatinosa e bata no liquidificador com um pouquinho de água. Aplique nos cabelos limpos e úmidos. Cubra os fios com toca plástica e deixe agir durante 20 minutos. A seguir lave em água fria e penteie normalmente.

Fotos: Divulgação